“El ambiente que se respiraba en nuestro campo, era la conviccíon íntima del triunfo de nuestras armas”: fotografias de efetivos Militares como construção imagética da superioridade bélica do Chile na Guerra do Pacífico (1879-1884)

Autores

  • José Augusto Ribas Miranda

Palavras-chave:

Guerra do Pacífico. Superioridade Bélica. Fotografias de Guerra.

Resumo

Este artigo visa analisar a construção imagética da superioridade bélica chilena na Guerra do Pacífico em fotografias de efetivos militares, presentes no Album Grafico Militar de Chile de 1909. Por meio da análise das fotografias, realizadas por Eduardo Clifford Spencer, pretendo discutir como tais imagens atuam como agentes de construção de uma idéia de superioridade bélica chilena para os próprios nacionais, em obra posterior ao conflito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Miranda, J. A. R. (2013). “El ambiente que se respiraba en nuestro campo, era la conviccíon íntima del triunfo de nuestras armas”: fotografias de efetivos Militares como construção imagética da superioridade bélica do Chile na Guerra do Pacífico (1879-1884). Revista Eletrônica História Em Reflexão, 7(13). Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/historiaemreflexao/article/view/2514