O começo do rádio no antigo Sul de Mato Grosso: instalação das primeiras empresas e seus objetivos (1930-1970)
Palavras-chave:
Mato Grosso do Sul. Empresas. Cidades.Resumo
O presente trabalho que visou estudar a instalação e expansão das emissoras de rádio em três cidades do antigo Sul de Mato Grosso (atual MS): Corumbá, Dourados, e Campo Grande, examinando a origem das empresas e seus capitais, formas de organização, dificuldades enfrentadas dentre outros. Com bases nas fontes estudadas constatou-se, que a origem das empresas e seus capitais vinham tanto de empresários de outros estados como de empresários do estado de Mato Grosso, ou da sociedade de empresários da região com empresários de outros estados. Antes de existirem emissoras no estado, já existiam aparelhos que recebiam a programação de emissoras de outros estados. Nessa região o rádio desempenhou um papel especialmente importante, pois o antigo Sul de Mato Grosso era uma região com população rarefeita, e para essas populações o rádio era o único meio de receberem informações.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição: Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial: Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual: Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais: Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.