História e memória: os dizeres sobre a festa de Santa Edwiges na cidade de Pouso Alegre–MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v13i26.9227

Palavras-chave:

Festa. Cidade. Memória.

Resumo

O presente artigo pretende analisar os diferentes dizeres sobre a festa de Santa Edwiges, que acontece no dia 16 de outubro na cidade de Pouso Alegre, localizada no sul do estado de Minas Gerais, com o intuito de buscarmos as diferentes lembranças e experiências vivenciadas por diferentes atores sociais que organizam e participam do evento. O corpus documental é composto por narrativas orais, que possibilitam compreender como os sujeitos sociais vivenciam o período festivo, elencando diferentes questões; também trabalhamos com fotografias que pertencem aos moradores do bairro, oportunizam registram o espaço e as relações dos sujeitos com o espaço da festa. Assim, busca-se compreender a festa como uma referência temporal na vida da comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleyton Antonio da Costa, Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Vale do Sapucaí. Mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É membro do Núcleo de Estudos Culturais: Histórias, Memórias e Perspectivas do Presente (PUC-SP). Graduado em História pela Universidade do Vale Sapucaí - Pouso Alegre (2012) . Formado pelo Curso Livre de Filosofia pela Faculdade Católica de Pouso Alegre (2006). Docente do Curso de História da Universidade do Vale do Sapucaí. Foi Coordenador da Área de História do PIBID/Univás (2016 a 2018) . Coordenador do Laboratório de História Oral (LHO) da Univás. Coordenador Interino do Curso de História da Universidade do Vale do Sapucaí. Pesquisa nas seguintes temáticas: Cultura, Cidade, Memória, Festejos e Ensino de História.

Geraldo Delfino Rodrigues, Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS)

Graduado em História pela Universidade do Vale do Sapucaí.

Referências

ABREU, Martha. O império do Divino: festas religiosas e cultura popular no Rio de Janeiro, 1830-1900. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; São Paulo: Fapesp, 1999.

BARROS, José d’ Assunção. Cidade e história. Petróplis, RJ: Vozes, 2012.

BURKE, Peter. Cultura Popular na Idade Moderna: Europa 1500-1800. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

DOMINGUES, Andrea Silva. A arte de falar: Redescobrindo trajetórias e outras histórias da Colônia do Pulador Anastácio/MS. São Paulo: Paco, 2011.

DOMINGUES, Andrea Silva. Cultura e Memória: O festejo de Nossa Senhora do Rosário na cidade de Silvianópolis – MG. (Tese de Doutorado em História Social). PUC/SP: São Paulo: 2007.

GUARINELLO, Norberto Luiz. Festa, trabalho e cotidiano. In: JANCSÓ, I. & KANTOR, I. (Orgs.). Festa, Cultura e Sociabilidade na América Portuguesa. Vol. II, São Paulo: Ed. Hucitec / Edusp, 2001.

HOBSBAWN, Eric; RANGER, Terence. A invenção das tradições. 6ª Ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela memória. Rio de janeiro: Aeroplano, 2000.

JURKEVICS, Vera Irene. Festas religiosas: a materialidade da fé. In: História: Questões & Debates, Curitiba, nº43, Ed. UFPR, 2005.

KHOURY, Yara Aun. Muitas memórias, outras histórias: Cultura e o sujeito na história. In: FENELON, Déa; MACIEL, Laura Antunes; ALMEIDA, Paulo Roberto de; KHOURY, Yara Aun (Org). Muitas memórias, outras histórias. São Paulo: Olho D’Água, 2004.

PEREZ, Léa Freitas. Antropologia das efervências coletivas. In: PASSOS, Mauro. A festa na vida: significados e imagens. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

SARLO, Beatriz. Paisagens Imaginárias. São Paulo: Edusp, 1997.

SENNETT, Richard. O declínio do homem público: as tiranias da intimidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

Downloads

Publicado

11-12-2019

Como Citar

Costa, C. A. da, & Rodrigues, G. D. (2019). História e memória: os dizeres sobre a festa de Santa Edwiges na cidade de Pouso Alegre–MG. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 13(26), 182–199. https://doi.org/10.30612/rehr.v13i26.9227