Temporalidade, “interseccionalidade” e “latinidade” em Camila Cabello: uma análise do videoclipe “Havana”

Autores

  • Igor Lemos Moreira Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v13i26.9205

Palavras-chave:

Música Pop. História do Tempo Presente. Identificações latino-americanas.

Resumo

O presente trabalho analisa o videoclipe da canção Havana (Ft. Young Thug), de Camila Cabello, procurando entender as representações das identificações cubanas e de feminilidade associadas a cantora, manifestadas na performance. Baseado na perspectiva da História do Tempo Presente, em diálogo com autores decoloniais, este artigo procura compreender a identificação latina enquanto uma condição momentânea dos sujeitos, não sendo fixa, que é elaborada através de trocas. Neste processo a indústria cultural, em especial aquela de origem estadunidenses, ocupa um papel central, utilizando-se de determinados elementos referenciais para construção de representações sob uma visão dicotomia entre homogeneidade e heterogeneidade.

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Biografia do Autor

Igor Lemos Moreira, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina. Bolsista CAPES-DS e Integrante do Laboratório de Imagem e Som. E-mail: igorlemoreira@gmail.com

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Publicado

11-12-2019

Como Citar

Moreira, I. L. (2019). Temporalidade, “interseccionalidade” e “latinidade” em Camila Cabello: uma análise do videoclipe “Havana”. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 13(26), 200–228. https://doi.org/10.30612/rehr.v13i26.9205