Três formas de amar: a construção da imagem de Neymar Jr no mercado brasileiro de revistas

Autores

  • Luís Henrique Mendonça Ferraz Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • José Carlos Marques Universidade Estadual Paulista (Unesp)

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v12i24.8663

Palavras-chave:

Neymar Jr. Jornalismo de revista. Idolatria.

Resumo

Este artigo tem como finalidade analisar a construção discursiva realizada pela imprensa brasileira a respeito de Neymar Jr., futebolista que iniciou sua carreira no Santos FC e que atualmente defende o Paris Saint-Germain e a Seleção Brasileira. Nosso objetivo é abordar, por meio da Análise do Discurso de linha francesa, como o mercado brasileiro de revistas construiu a imagem do atleta nas publicações de 2010 a 2012, período de consolidação da carreira como craque bem-sucedido no Brasil. Nestes anos, Neymar Jr. esteve presente em pelo menos 22 capas de revistas brasileiras, de diferentes gêneros e temáticas, a partir de uma construção discursiva sistêmica, eufórica e convergente. Com sua ida para o exterior em 2013, o processo de exposição nas capas de revistas brasileiras reduziu-se, ao mesmo tempo em que o atleta ganhou nova dimensão no mercado global futebolístico.

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Biografia do Autor

Luís Henrique Mendonça Ferraz, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FAAC-Unesp/Bauru). E-mail: luishferraz@yahoo.com.br

 

Telefone para contato: (18) 99612-5898

José Carlos Marques, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.. É Docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação e do Departamento de Ciências Humanas da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista (Unesp/Bauru). E-mail: zeca.marques@faac.unesp.br

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Publicado

20-12-2018

Como Citar

Ferraz, L. H. M., & Marques, J. C. (2018). Três formas de amar: a construção da imagem de Neymar Jr no mercado brasileiro de revistas. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 12(24), 38–65. https://doi.org/10.30612/rehr.v12i24.8663