As mulheres nas páginas da imprensa de Rondonópolis/MT: um estudo sobre representações e papéis sociais na década de 1980

Ana Gonçalves Souza, Adriana Aparecida Pinto

Resumo


Este artigo tem por objetivo apresentar como as mulheres eram representadas no jornal A Tribuna, analisando o discurso da imprensa local sobre o papel e lugar social atribuído as mulheres na década de 1980, buscando perceber as formas de resistência e manutenção da ordem e de uma sociedade machista, que ainda concebia o lugar da mulher na esfera do privado e aos homens na esfera pública. O jornal A Tribuna iniciou sua circulação na cidade de Rondonópolis em 07 de junho de 1970 e circula até os dias atuais no formato impresso e desde 2005 no formato impresso e digital. Tal dispositivo veicula em suas páginas algumas matérias que apresentam a cidade de Rondonópolis com forte tom de destaque para sua economia a partir de 1970, período no qual recebeu forte fluxo migratório de várias regiões do país com destaque para as regiões nordeste e sul.

Palavras-chave


Imprensa periódica. Rondonópolis. Mulheres.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, Laci Maria Araújo. Migração, mulheres e educação em Rondonópolis nos anos 50. Em Tempo de Histórias, UNB, n. 6, 12 pág., 2002.

BIROLI, Flavia, MIGUEL, Luis Felipe. Caleidoscópio Convexo: mulheres, política e mídia. São Paulo: EduUNESP, 2011.

DAUPHIN, Cécile. et al. História das Mulheres: cultura e poder das mulheres, ensaio de historiografia. Annales, Paris, n. 2, mar-abr 1986. Tradução: Raquel Soihet. “Gênero”, Niterói, v. 2. n.1, 2001.

GOETTERT, Jones Dari. O espaço e o vento: olhares da migração Gaúcha para Mato Grosso de quem partiu e de quem ficou. Dourados, MS: UFGD, 2008.

LUCA, Tania Regina de. A historia dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes Históricas. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2010. pp. 111-153.

LUCA, Tania Regina de. Mulher em revista In: PINSKY, Carla Bassanezi; PEDRO, Joana Maria (Orgs.). Nova História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2012.

MORAES, Maria Lygia Quartim de. Cidadania no Feminino. INPINSKY, Jayme; PINSKY, Carla Bassanezi (Orgs.). Historia da Cidadania. São Paulo: Contexto, 2003.

NASCIMENTO, Flávio Antonio da Silva. Aceleração temporal na fronteira: um estudo do caso de Rondonópolis – MT. 1997. Tese. (Doutorado em História), Faculdade de História, USP, São Paulo, 1997.

PERROT, Michelle. Os excluídos da História: operários, mulheres e prisioneiros. Tradução: Denise Bottman. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

PINSKY, Carla Bassanezi. A era dos modelos fl exíveis. In: ______; PEDRO, Joana Maria (Orgs.). Nova história das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2012.

RAGO, Margareth. A aventura de contar-se. Feminismos, escrita de si e invenções da subjetividade. Campinas: EDUNICAMP, 2013.

SANTOS FILHO, José Felipe dos. Dinâmica territorial e marcado de trabalho em Rondonópolis (MT). Dissertação. (Mestrado em Geografia) Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Três Lagoas (MS), 2011.

SIQUEIRA, Elizabeth Madureira. História de Mato Grosso: da ancestralidade aos dias atuais. Cuiabá: Entrelinhas, 2002.

TESORO, Luci Lea Lopes Martins. Rondonópolis (MT): um entroncamento de mão única – lembranças e experiências dos pioneiros. São Paulo, 1993.

TRUBILIANO, Carlos Alexandre Barros. Imagens Femininas Nos Jornais Mato –Grossenses (1937-1945). 2007, 125 pág. Dissertação (Mestrado em História) , Universidade Federal da

Grande Dourados, Dourados, 2007.




DOI: https://doi.org/10.30612/rehr.v11i22.7936

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.