História das mulheres na arte: autorretrato como escrita de si

Autores

  • Fernanda Reis Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v12i23.7928

Palavras-chave:

História. Arte. Escrita de si.

Resumo

O presente artigo é parte da Tese de Doutorado intitulada Lídia Baís: Imagens da Transgressão Feminina na História (1920-1940), ainda em processo de escrita. Pretende-se analisar, compreender e problematizar o processo de silenciamento e ocultamento das mulheres na História, bem como, nas Artes Plásticas. Compreender o que determina esse ocultamento feminino na arte ocidental é preocupação primeira desse estudo. No segundo momento pretende-se analisar os mecanismos de resistência e ressignificação do ser mulher através da produção de autorretratos. Compreendemos que a produção de autorretratos nas artes para as mulheres tem um sentido de resistência quando as mesmas se utilizam dele para ressignificar e reescrever suas histórias, bem como o utilizam como um processo de reconhecimento de si.

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Biografia do Autor

Fernanda Reis, Universidade Federal da Grande Dourados

Graduada em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Mestra em História pela Universidade Federal da Grande Dourados, Doutoranda em História pela Universidade Federal da Grande Dourados. Membro do Laboratório de estudos de Genêro e História (LEGHI), vinculado à Cátedra Unesco.

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Publicado

01-10-2018

Como Citar

Reis, F. (2018). História das mulheres na arte: autorretrato como escrita de si. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 12(23), 101–221. https://doi.org/10.30612/rehr.v12i23.7928