Um Tico para formar adultos

Autores

  • Edson Mendes de Almeida Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v11i21.7335

Palavras-chave:

Periódico. Quadrinhos. Leitor.

Resumo

A revista Tico-Tico foi lançada em 1905, com a intenção de ensinar as crianças. Era publicada como um suplemento na revista O Malho, mas que poderia ser adquirida separadamente. Em seu interior eram encontradas histórias em quadrinhos, inicialmente decalcadas dos jornais estadunidenses e posteriormente feitas por artistas nacionais, lendas e contos, galeria de fotos dos leitores, além das seções do Dr. Sabe-tudo e das Lições do Vovô. A publicação procurou desenvolver o hábito de leitura e gosto pelo conhecimento dos pequenos, que até então não tinham uma obra voltada para eles. O período estudado do periódico (1920-1922), perfaz outro movimento singular na época, o desenvolvimento da Semana de Arte Moderna de 1922, em São Paulo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson Mendes de Almeida, Universidade Federal de Goiás

É doutorando em História pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD e bolsista CAPES/Demanda Social; mestre em Letras pela mesma universidade e graduado em História pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS. Atualmente, é professor de Literatura e Artes no Centro Educacional Luiz Quareli. É integrante da Linha de Pesquisa Fronteira, Identidades e Representações, além de ser editor da Revista História em Reflexão, do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Grande Dourados.

Downloads

Publicado

03-07-2017

Como Citar

Almeida, E. M. de. (2017). Um Tico para formar adultos. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 11(21), 64–79. https://doi.org/10.30612/rehr.v11i21.7335