História e cultura afro-brasileira em livros didáticos do Ensino Fundamental após a Lei 10.639/2003

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v12i23.6791

Palavras-chave:

Lei 10.639/03. Educação. História e Cultura Afro-Brasileira.

Resumo

O presente artigo traz uma reflexão sobre a Lei 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino da Educação Básica, no sentido de conhecer a justificativa de sua criação, diretrizes e conceitos fundamentais, bem como uma discussão sobre a relevância desse ensino para o resgate e valorização da contribuição do africano para a formação da sociedade brasileira. Foi feito um estudo se a temática da lei está sendo observada em livros didáticos para o Ensino Fundamental e como os temas são apresentados no material selecionado. Apesar de apresentarem algumas limitações, os resultados mostram que a temática foi observada nos livros didáticos em questão, permitindo concluir que a lei configura-se como um instrumento de luta no combate a ideologias preconceituosas, sendo o livro didático um importante viabilizador dessa lei.

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Biografia do Autor

Valéria de Freitas Cordeiro, Faculdade Aldete Maria Alves, Iturama/MG.

Graduada em Pedagogia, Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA, Iturama/MG.

Maria de Lourdes Pinheiro, Faculdade Aldete Maria Alves, Iturama/MG

Graduação em Pedagogia (1999) e História (2016), mestrado em Educação (2003) e doutorado em Educação (2009). Pesquisadora do grupo CIVILIS (Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, Cultura Escolar e Cidadania), da FE/Unicamp. Docente na Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA, Iturama/MG).

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Publicado

01-10-2018

Como Citar

Cordeiro, V. de F., & Pinheiro, M. de L. (2018). História e cultura afro-brasileira em livros didáticos do Ensino Fundamental após a Lei 10.639/2003. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 12(23), 276–296. https://doi.org/10.30612/rehr.v12i23.6791