Reeducação das relações raciais e ensino de História: reflexões teórico-metodológicas sobre processos de formação docente em lugar de fronteiras

Autores

  • Lourival dos Santos
  • Maria Lima

Palavras-chave:

Ensino de História. Reeducação étnico-racial. Formação de professores.

Resumo

A reeducação das relações étnico-raciais é um campo de conhecimento importante para o ensino de História, seja no âmbito da pesquisa, seja naquele das práticas institucionais. Considerando o campo de pesquisas sobre o ensino de História como lugar de fronteira, no qual são articulados instrumentais teóricos da educação e da história, e as questões apontadas pelas investigações em educação étnico-racial que consideram centralmente a incorporação de saberes distintos em currículos adequados às realidades locais, apresentamos neste artigo as reflexões tecidas e os saberes construídos no encontro de referenciais de ambos os campos de pesquisa diante da tarefa de formar professores de História. Concluímos que a problemática da reeducação étnico-racial pode ser um caminho frutífero para se equacionar o distanciamento entre os eventos do passado e questões do presente, princípio fundamental para a História como disciplina escolar e central para o desenvolvimento do pensamento histórico.

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Como Citar

Santos, L. dos, & Lima, M. (2015). Reeducação das relações raciais e ensino de História: reflexões teórico-metodológicas sobre processos de formação docente em lugar de fronteiras. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 8(16). Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/historiaemreflexao/article/view/3815