Uma Senhora de Engenho no mundo das letras: História, memória e identidade cultural em Anna Ribeiro de Góes Bittencourt (1843-1930).

Autores

  • Marcelo Souza Oliveira

Palavras-chave:

Século XIX. Memória. Identidade cultural.

Resumo

A elite baiana nos fins no inicio do século XIX, passou por um período de dificuldades econômicas e sociais em decorrência do declínio das atividades agrícolas para exportação. Tal conjuntura levou muitos membros da elite letrada a escrever textos sobre os saudosos tempos de opulência e abastança dos agricultores do Recôncavo. A escritora Anna Ribeiro (1843-1930), era membro desse grupo. Esse artigo tem por objetivo fazer uma releitura do mundo em que Anna Ribeiro viveu e do grupo com o qual se identificou através da análise de suas memórias e demais publicações e manuscritos de sua autoria. O texto visa oferecer melhores fundamentos para a interpretação da literatura produzida por Anna Ribeiro, como fonte de representações sobre o Recôncavo baiano no final do oitocentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

23-06-2009

Como Citar

Oliveira, M. S. (2009). Uma Senhora de Engenho no mundo das letras: História, memória e identidade cultural em Anna Ribeiro de Góes Bittencourt (1843-1930). Revista Eletrônica História Em Reflexão, 2(3). Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/historiaemreflexao/article/view/270