Memórias e práticas pedagógicas: a escola multisseriada em Novo Hamburgo/RS e a trajetória da professora Élia Thiesen (1958-1983)

Autores

  • José Edimar de Souza

Palavras-chave:

Memórias de professores. Educação rural. Prática pedagógica.

Resumo

Este estudo tem por objetivo desdobrar fatos em torno da trajetória de uma professora cuja docência acorreu na zona rural de Novo Hamburgo - RS, entre 1958-1983. Pretende analisar e compreender como a trajetória docente se entrelaça à prática pedagógica em classes multisseriadas, considerando para esse fim a memória como fonte documental. A pesquisa, de natureza qualitativa, utiliza metodologia da História Oral valendo-se de entrevistas semi-estruturadas. O referencial teórico fundamenta-se na perspectiva da História Cultural, tendo as memórias como documento. As memórias desta professora permitiram conhecer um pouco sobre os primórdios da escola pública em Lomba Grande enfatizando o processo de construção das Escolas Isoladas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

12-07-2012

Como Citar

Souza, J. E. de. (2012). Memórias e práticas pedagógicas: a escola multisseriada em Novo Hamburgo/RS e a trajetória da professora Élia Thiesen (1958-1983). Revista Eletrônica História Em Reflexão, 6(11). Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/historiaemreflexao/article/view/1882