Por toda uma vida feminista: entrevista com Joana Maria Pedro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v14i27.12550

Resumo

Foi na cidade de Itajaí-SC que nasceu Joana Maria Pedro. Dotada de uma voz agradável e também firme, mulher sem meias palavras, ela nos ensina como devemos apoiar outras mulheres. Sua luta não é recente. Faz parte de sua formação continuada, de suas viagens à Europa, do contato em um ambiente profícuo e intelectual com feministas francesas há pelo menos duas décadas, em suas andanças em eventos acadêmicos, entre outros.

Sua luta perpassa pelos direitos das mulheres – tanto as acadêmicas, políticas, feministas, quanto as donas de casa, invisibilizadas pela História. Autora e organizadora de várias obras que têm contribuído para o campo da história das mulheres, dos estudos de gênero e da teoria feminista, ela é doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorado pela Université d’Avignon et des Pays de Vaucluse. Atualmente, é professora titular em História Social do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe como pesquisadora o Instituto de Estudos de Gênero (IEG/UFSC). É autora de alguns livros publicados, tais como “Mulheres honestas, mulheres faladas” e “Nas tramas entre o público e o privado”. Além disso, é co-organizadora dos livros “Gênero, feminismos e ditaduras no Cone Sul” e “Nova História das Mulheres no Brasil”. Tem também vários capítulos publicados em diversas coletâneas, como por exemplo: “História das mulheres no Brasil”, “O Brasil no contexto 1987-2007” e “História da Cidadania”.

Se, algum dia, alguma feminista se enstusiasmar em fazer a biografia de Joana, não pode deixar de fora, para além da historiadora, feminista, mãe, professora, orientadora, ativista, companheira, o ser humano solidário e sensível que ela é, e de como nos representa. Somos todas historiadoras, mas com a Joana aprendemos a ser feministas atuantes acadêmica e politicamente em prol dos direitos das mulheres desse país –luta por direitos e oportunidades iguais. A nossa formação em História relegou um papel importante e comprometido com o social no tempo e espaço. E com a Joana Maria Pedro abriu caminho, para as gerações futuras, com um legado para continuar a luta em busca de um mundo possível em que a esperança convirja em uma revolução contra todas as formas de injustiça e de desigualdades de gênero que atravessam o cotidano de milhões de mulheres no Brasil.

É dessa proeminente historiadora feminista que o presente Dossiê “História das Mulheres, Gênero e Desigualdades Sociais no Brasil” conta com uma entrevista inédita que veio corroborar, inegavelmente, com a potencialidade da obra e suscitar debates inovadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilmária Salviano Ramos, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Doutorado em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015), com período sanduíche na École des Hautes Études en Sciences Sociales em Paris (2013). Mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2009). Graduação em História pela Universidade Federal de Campina Grande (2006).

Paula Faustino Sampaio, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Professora Mestra em História do Departamento de História Universidade Federal de Rondonópolis. 

Estudante do doutorado em História PPGH/Universidade Federal da Grande Dourados 

Vice-coordenadora GT Estadual de Gênero - Anpuh/MT

Kênia Érica Gusmão Medeiros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

Doutora em História pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2019). Mestre em História pela Universidade de Brasília - UnB - (2011). Graduada em História pela Universidade Estadual de Goiás - UEG- (2008). Atualmente docente do quadro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG).

Downloads

Publicado

01-06-2020

Como Citar

Ramos, G. S., Sampaio, P. F., & Medeiros, K. Érica G. (2020). Por toda uma vida feminista: entrevista com Joana Maria Pedro. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 14(27), 7–26. https://doi.org/10.30612/rehr.v14i27.12550