Dandara dos Palmares: uma proposta para introduzir uma heroína negra no ambiente escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v14i27.12106

Palavras-chave:

Dandara dos Palmares. As lendas de Dandara. Mulheres negras. História. Literatura.

Resumo

Várias protagonistas negras, como Dandara dos Palmares, foram excluídas da História oficial do Brasil contada em nossas escolas, resultante não só do racismo, dentre vários fatores, mas também do machismo e do sexismo ainda existente em nossa sociedade. Como uma de suas consequências está a falta de identificação das meninas afrodescendentes  com  personagens  femininas  negras.  Assim,  este  artigo  tem  por objetivo  apresentar  uma  proposta  de  atividade  pedagógica  a  partir  da  divulgação  da trajetória  dessa  grande heroína  do  Quilombo  dos  Palmares  e  baseada  no  livro As Lendas de Dandara, da escritora e cordelista Jarrid Arraes. O trabalho tem como intuito valorizar  os  feitos  e  a  memória  de  Dandara,  contribuindo  para  a  construção  da identidade das crianças negras enquanto afrodescendentes, bem como para a inclusão da diversidade étnico-racial nas salas de aula.

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Biografia do Autor

Janaína Oliveira Caetano, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Mestranda - Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI) - Programa de Pós-graduação do Instituto de Biologia - Universidade Federal Fluminense - UFF - Brasil

São Gonçalo, Rio de Janeiro, Brasil
janaina.oliveira84@yahoo.com.br

Helena Carla Castro, Universidade Federal Fluminense (UFF)

A pesquisadora coordena o Laboratório de Antibióticos, Bioquímica, Ensino e Modelagem molecular (LABiEMol) na Universidade Federal Fluminense em Niterói no estado do Rio de Janeiro. Atualmente é Cientista do Nosso Estado - FAPERJ e Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq - Nível 1 e sua graduação é em Habilitação Farmacêutica (1992) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, com Mestrado em Química Biológica pela UFRJ (concentração em Imunoquímica e Química de proteínas em 1996) e Doutorado Sanduíche (concentração em Biologia e Modelagem Molecular em 2000) no Instituto de Bioquímica da UFRJ - Brasil e na Universidade da Califórnia em São Francisco - Estados Unidos. O Pós-doutoramento foi realizado na área de Farmacologia (concentração Farmacologia Bioquímica e Molecular) na Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Titular do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense (IB-UFF), e é vice diretora do referido Instituto. A pesquisadora coordenou o Programa de Pós graduação em Ciências e Biotecnologia (http://www.biotec.uff.br) do IB-UFF por oito anos, sendo atualmente membro  deste programa além dos Programas de Pós-graduação de Ciências, Tecnologias e Inclusão e do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense e membro colaborador do Programa de Pós-graduação em Ensino de Biociências e Saúde (Fiocruz-RJ). Tem experiência na área de Ensino e principalmente nos seguintes temas: divulgação sobre doenças de importância mundial e negligenciadas e produção de materiais didáticos interdisciplinares e inclusivos na perspectiva das pessoas com necessidades especiais (ex: visuais ou/e auditivas).

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Publicado

01-06-2020

Como Citar

Caetano, J. O., & Castro, H. C. (2020). Dandara dos Palmares: uma proposta para introduzir uma heroína negra no ambiente escolar. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 14(27), 153–179. https://doi.org/10.30612/rehr.v14i27.12106