Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Eletrônica História em Reflexão?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A Revista Eletrônica História em Reflexão - REHR aceita trabalhos, em português e espanhol, sob a forma de artigos inéditos, entrevistas, notas prévias de pesquisas, resenhas de livros publicados a no máximo três (3) anos, resumos de teses e dissertações e transcrição de fontes inéditas comentadas. As notas prévias deverão se concentrar principalmente na descrição de quadro teórico-metodológico e hipóteses da pesquisa a ser divulgada. Com o envio da proposta de publicação, o(s) autor(es) estará(ão) automaticamente de acordo com a transferência de direitos autorais à revista e atestando o ineditismo do texto.

1.   A submissão de manuscrito deve ser feita exclusivamente pelo sistema eletrônico de editoração da Revista Eletrônica História em Reflexão - REHR. No endereço: http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/historiaemreflexao/index.

 2.     A autoria deverá, obrigatoriamente e de forma precisa, preencher o formulário dos metadados com as informações pessoais e do texto no ato do cadastro no sistema eletrônico. Para maiores informações conferir o item 8 da lista de condições para submissão.

3.     Será permitido, no máximo, dois autores por publicação.

4.     Caso o trabalho ou pesquisa tiver apoio financeiro este deverá ser mencionado.

5.     Artigos: Os artigos livres são previamente apreciados pelos editores da Revista Eletrônica História em Reflexão, os quais verificam se as diretrizes foram seguidas pelo(s) autor(es) e enviará para análise do(s) parecerista(s).

No caso de artigos enviados para compor os dossiês, os pareceres serão elaborados diretamente pelos organizadores convidados e estes são responsáveis.

Os artigos livres ou para o dossiê deverão ter entre doze e vinte e cinco laudas, e obrigatoriamente possuir título e o resumo em português e em inglês de no máximo dez linhas e três palavras chaves.

6.     Entrevistas: deverão ter no máximo vinte laudas.

7.     Resenhas: deverão ter no máximo cinco laudas e não devem conter título, apenas a referência completada obra resenhada.  As resenhas devem ser de obras publicadas em português nos últimos três anos e, em língua estrangeira, nos últimos cinco anos. 

8.     Resumos de teses e dissertações: deverão conter no máximo vinte laudas, e possuir um resumo de no máximo dez linhas em português e em inglês e três palavras chaves.

9.     Fontes inéditas: deverá ser citado o local de origem, autoria e demais informações relevantes.

10.  Os dados e conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a exatidão das referências bibliográficas e documentais, são de inteira responsabilidade dos autores. São também de sua responsabilidade a correção ortográfica, o uso da língua e a tradução para outro idioma do resumo, do título e das palavras-chave. Não remuneramos as contribuições, cujos direitos autorais ficam, necessariamente, cedidos à Revista Eletrônica História em Reflexão – REHR

                                                    *******

11.     A formatação do artigo submetido deve seguir a seguinte estrutura:

Todos os textos deverão ser digitados em formato A4, em Fonte Arial tamanho 12, espaço entre linhas 1,5. Citações no corpo do texto deverão vir em Itálico. As citações com mais de três linhas deverão vir fora do corpo do texto, com fonte Arial, Tamanho 11, espaçamento simples e recuo de 4,0 cm à esquerda. Margens: superior e esquerda 3,0; inferior e direita 2,0. O título deve estar no idioma original seguido do título em outro idioma*, centralizado, em negrito, em fonte Arial (tamanho 14) e em Caixa alta.      

11.1 Estrutura do texto:

  • Título: Deve vir no idioma original seguido do título em outro idioma*, centralizado, em negrito, em fonte Arial (tamanho 14) e em caixa alta;     
  • Nome do autor: A primeira versão deverá vir sem identificação do autor. A identificação só será colocada quando o artigo for aceito para publicação. Assim, o autor encaminhará uma nova versão com a identificação que deverá ser colocado abaixo do título em outro idioma, deverá estar alinhado a direita acompanhado de uma nota de rodapé com as informações do item 6 da lista de condições para submissão
  • Resumo: Deve ter extensão de 5 a 10 linhas ou, no máximo, 120 palavras, seguido das Palavras-chave (até cinco, separadas por ponto), ambos no idioma original e em outro idioma*. Resumo e Palavras-chave devem estar em fonte Arial (tamanho 11) e com espaçamento simples;
  • Intertítulos: Devem vir alinhados à esquerda, sem numeração e em itálico;
  • Referências (título do item): deve vir recuado à esquerda, sem numeração e em negrito.

 12.   As notas (organizadas por número e não por símbolo ou letras) deverão se restringir a itens extremamente necessários e devem vir no rodapé. Elas deverão ter cunho explicativo e serem imprescindível.

 13.   As citações deverão ser referenciadas da seguinte forma no corpo do texto.

Exemplo: (DAVIS, 1997, p. 37), ou seja, Autor, data, página.

14.   As Referências ao final do texto são obrigatórias e restritas aos autores, documentos, páginas da internet referenciados no corpo do texto. Elas deverão ser listadas em ordem alfabética.

Exemplo para livros:

DAVIS, Natalie Zemon. Nas Margens: três mulheres do século XVII (em negrito). Trad. Hildegard Feist. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

Exemplo para capítulos de Livros:

SOBRENOME, Nome. Titulo do Capítulo. In: Título do livro em negrito. Tradução. Edição, cidade: editora, ano. p. 

Exemplo para periódicos:

SOBRENOME, Nome. Titulo do artigo. Título do periódico em negrito. Cidade: editora, vol., fascículo, p. x-y, ano.

 15.   Poderão ser publicadas imagens desde que citadas às fontes e com as devidas autorizações, de acordo com a legislação vigente. Fica condicionada a publicação das imagens à viabilidade técnica da mesma.

 16.   Demais situações deverão seguir as normas da ABNT

 17.   Os editores da revista se reservam o direito de alterar aspectos formais do texto, como espaçamento, negrito, itálico etc. para que a revista mantenha um padrão homogêneo.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição deve ser original, inédita e não deve estar sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista. 

    O manuscrito submetido será previamente avaliado pelos editores desta revista mediante o cumprimento efetivo, pelos autores e organizadores de dossiês, destas Diretrizes. Caso o(s) autor(es) do artigo e/ou os organizadores de dossiê não atentem para as diretrizes aqui apresentadas, a equipe editorial poderá rejeitar este artigo durante o processo de edição e de publicação dos números desta revista.

  5. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares

    Todos os trabalhos enviados não devem conter identificação do autor, tais informações devem constar exclusivamente no campo dedicado ao resumo da biografia do autor localizado na página de cadastro ou em um documento suplementar.

    Informações para identificação do autor: Mestre em História – Doutorando (a) – Programa de Pós-graduação em História - Faculdade de História - UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD/PPGH - Brasil. Bolsista CNPq. Atividade que exerce – nome da instituição. E-mail: e-mail@e-mail.com.br.

  6. O autor não teve nenhum texto  publicado na Revista Eletrônica História em Reflexão nas duas últimas edições.
  7. INCLUSÃO DOS METADADOS: deverá conter obrigatoriamente os seguintes metadados: nomes dos autores, título do trabalho (Caixa baixa), resumo e palavras chaves (separadas por ponto); com exceção dos nomes dos autores, todos os demais metadados devem ser submetidos em português e inglês.

    OBS: COMO SUBMETER EM MAIS DE UM IDIOMA, SIGA O PASSO A PASSO - para a inclusão dos metadados nos dois idiomas (passo 3) devem-se salvar os metadados dos autores e do texto em português, "salvar e continuar"; o sistema irá para o passo 4, deve-se retornar ao passo 3 para salvar os metadados (título, resumo e palavras-chave) em inglês e espanhol. Mudar para o idioma selecionado, clicar primeiramente em submeter  ("botão" ao lado do idioma), para que o sistema mude para a língua selecionada, e depois preencher as informações, clicando em "salvar e continuar". Repetir o processo para o último idioma a ser preenchido. 

    A submissão correta, com todos os metadados preenchidos nas três línguas (português, espanhol e inglês) é de total responsabilidade do autor do manuscrito. Uma submissão incorreta, constatada na análise preliminar de normalização, poderá resultar no arquivamento do manuscrito.

    Nos demais itens de metadados solicitados pela plataforma de submissão, o campo "Resumo da Biografia" é OBRIGATÓRIO e nele devem ser informados somente os seguintes dados, nesta ordem:

    • Último grau acadêmico obtido ou em andamento (com a sigla da instituição);
    • Instituição em que trabalha ou estuda atualmente;
    • Cidade, Estado (unidade da Federação), País;
    • Endereço eletrônico de todos os autores, além de endereço postal e telefone do autor que é contato principal do trabalho.

    Obs.: São também itens obrigatórios:

    O preenchimento do tópico “URL” com o link do currículo lattes de cada autor.

    O preenchimento do ORCID de cada autor.

    O preenchimento das Referências com separação de 1 linha entre cada referência.

 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

A Revista Eletrônica História em Reflexão é uma revista Open Access (acesso livre). Todo o seu conteúdo está livremente disponível sem custo para o usuário ou sua instituição. Os utilizadores  podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular aos textos completos dos artigos nesta revista sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor. A Revista Eletrônica História em Reflexão está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. Ao enviar seu trabalho para a Revista Eletrônica História em Reflexão, o interessado confirma que é o autor e possui os direitos autorais, confirma também que o conteúdo é original e anteriormente inédito e que concorda com os termos de licenciamento.

 
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.