Ilhas de calor em Teresina-PI: episódios de verão

Autores

  • Kleyson Campêlo de Araújo
  • Carlos Sait Pereira de Andrade UFPI

DOI:

https://doi.org/10.30612/el.v8i16.8070

Palavras-chave:

Ilhas de calor. Clima urbano. Teresina-PI. Transectos móveis. Sistema de Informação Geográfica.

Resumo

Mapear ilhas de calor em evidência na cidade de Teresina, capital do estado do Piauí, constitui objetivo central deste trabalho. Utilizou-se transectos móveis combinados com pontos fixos para mensurações de temperatura do ar, umidade relativa do ar e velocidade dos ventos. Essas mensurações foram realizadas nos dias 03, 05, 07, 10, 12 e 14 de março de 2013. Os dados obtidos resultaram na confecção de cartas de isotermas e isoígras através de um Sistema de Informação Geográfica, que permitiram identificar ilhas de calor em diversos pontos da cidade. Uma vez que uma discussão dessa natureza enseja a análise da dinâmica meteorológica regional à compreensão da atmosfera urbana nos episódios escolhidos, embasou-se em cartas sinóticas fornecidas pelo site da Marinha do Brasil e imagens coloridas do satélite Goes 12 e13 do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. A geometria urbana, a poluição de veículos automotores, os materiais de construção, os pequenos corpos hídricos, entre outros, são exemplificados como elementos do Sistema Clima Urbano teresinense capazes de compor realidades mesoclimáticas e microclimáticas singulares. No dia 03, por exemplo, formou-se célula e ilha de calor com amplitudes térmicas de 6ºC e 4,1ºC, respectivamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBUQUERQUE, Marcos M. de. Relação entre uso e ocupação dos solos e variáveis climáticas: estudo em bairros da cidade de Teresina, Piauí. Teresina: Universidade Federal do Piauí, Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente), 2012.

AMORIM, M. Cristiane de C. T. Intensidade e formas de ilhas de calor urbana em Presidente Prudente/SP: episódios de inverno. Santa Catarina: Revista Geosul, v. 20, n. 39, p. 65-82, jan./jun.2005a.

___________. Ilhas de Calor em Birigui/SP. Revista Brasileira de Climatologia, v. 1, nº 1, dezembro de 2005b.

AMORIM, M. Cristiane de C. T.; MINAKI, C. Clima urbano em Guararapes/SP: episódios de verão e de inverno. Geografia, Rio Claro, v. 32, nº 2, p. 295-318, maio./ago. 2007.

___________. Climatologia e gestão do espaço urbano. Ceará: Revista Mercator –Número especial, dezembro de 2010, p. 71-90.

ANDRADE, C. S. P de. A climatologia da cidade de Teresina – PI: as variantes topoclimáticas nos espaços livres. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, Tese de Doutorado, 2009.

ARAÚJO, Kleyson Campêlo. Espaço Urbano e Climatologia: ilhas de calor em evidência na cidade de Teresina-PI. 2014. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal do Piauí. Teresina, 2014.

BERTALANFFY, L.von. Teoria Geral dos Sistemas: Fundamentos, desenvolvimento e aplicações. 4ª ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.

BRANCO, A. E. O desenho urbano e sua relação com o microclima: um estudo comparativo entre duas áreas centrais em Teresina – Piauí. Universidade de Pernambuco (Dissertação de mestrado), 2001.

CHRISTOFOLLETI, A. Definição e classificação dos sistemas. In Análise dos sistemas em geografia. São Paulo: HUCITEC, Ed. Da Universidade de São Paulo (USP), 1979.

FEITOSA, Sônia Mª R. Alterações climáticas em Teresina-PI decorrentes da urbanização e supressão de áreas verdes. Teresina: Universidade Federal do Piauí, Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente), 2010.

HABITAT. Planificación y diseño de uma movilidad urbana sostenible: Orientaciones para políticas. 1ª ed. Nova Iorque: ONU, 2013.

KALLAS, Luana Miranda E. Desenhando com o clima e a vegetação: um estudo de caso do loteamento HBB em Teresina-PI. Brasília: Universidade de Brasília, Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo), 2008.

LIMA, G N. Características do clima de Nova Andradina. Universidade Estadual Paulista (UNESP), Dissertação de Mestrado, 2011.

LOMBARDO, M. A. Ilhas de calor nas metrópoles: o exemplo de São Paulo. 1ª ed. São Paulo: HUCITEC, 1985.

MENDONÇA, F.; DANNI – OLIVEIRA, I. M. Climatologia: noções básicas e climas do Brasil. 1ª ed. São Paulo: Oficina de Texto, 2007.

MONTEIRO, C. A. de F. Caracteres climáticos de Teresina in Plano de Desenvolvimento Local Integrado. Prefeitura de Teresina: Conplan S.A, 1969.

MONTEIRO, C. A. de F. Teoria e Clima Urbano. São Paulo: Instituto de Geografia da USP. Série Teses e Monografias, nº 25, 1976.

____________. Adentrar na cidade para tomar-lhe a temperatura. GEOSUL - Revista do Departamento de Geociência. Nº 9, Ano V, Primeiro semestre de 1990, pp. 61-79.

ORTIZ, F. F. O clima urbano de Cândido Mota: análise do perfil térmico e higrométrico em episódio de verão. Universidade Estadual Paulista (UNESP), Dissertação de Mestrado, 2011.

SILVA, Caio Frederico e. Caminhos Bioclimáticos: desempenho ambiental de vias públicas na cidade de Teresina-PI. Brasília: Universidade de Brasília (UNB), Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo), 2009.

SILVEIRA, A. L. R. C. Parâmetros bioclimáticos para avaliação de conjuntos habitacionais multifamiliares na região tropical subúmida do Brasil. Universidade de Brasília (UNB), Tese de Doutorado, 2007.

UGEDA JR. J. C. Clima Urbano e Planejamento na Cidade de Jales-SP. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Tese de Doutorado, 2011.

Downloads

Publicado

2017-12-13

Como Citar

Araújo, K. C. de, & Andrade, C. S. P. de. (2017). Ilhas de calor em Teresina-PI: episódios de verão. ENTRE-LUGAR, 8(16), 32–54. https://doi.org/10.30612/el.v8i16.8070

Edição

Seção

Artigos