O desabrochar da estética modernista em Mário de Andrade

Autores

  • Tania Cristina Amaral Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.30612/el.v8i15.7415

Palavras-chave:

Mário de Andrade. São Paulo. Modernismo. Cidade. Poesia.

Resumo

Esse artigo é parte do tema de pesquisa da dissertação de mestrado. A paisagem urbana da cidade de São Paulo: uma poética da garoa sob o olhar de Mário de Andrade. O desabrochar da estética Modernista em Mário de Andrade, sublinha um período marcado pelo movimento de renovação estética literária e artística no Brasil, que instaura e coroa a arte e a literatura, com profundas modificações atreladas aos organismos sociais e políticos no país. Mário de Andrade, o poeta modernista, arlequinal e lírico, engajado nas vanguardas europeias através da literatura e, junto a outros importantes nomes de veios artísticos, inaugura a revolução na arte do Brasil com a Semana de Arte Moderna em fevereiro de 1922, na cidade de São Paulo. Esta pesquisa debruça-se nos estudos da representação da cidade de São Paulo no viés poético e geográfico, quando correlaciona a vida e morte do poeta ao processo de urbanização da cidade de São Paulo. Esse contexto é revelado através dos poemas que perpetuam o amor visceral entre a cidade e Mário, o qual a elege como tema principal. As cortinas se abrem e, segundo o olhar imagético do poeta, a leitura sobre o arranjo espacial da cidade é concluída.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tania Cristina Amaral, Universidade de São Paulo

Departamento de Geografia Humana

Referências

ANDRADE, Mário de. Aspectos da literatura brasileira. 5. ed. São Paulo: Martins Editora, 1974.

______. Poesias Completas. Telê Ancona Lopes (Org.) Tatiana Maria Longo dos Santos (Org.) Rio de Janeiro: Vida Melhor, 2009.

AMARAL, Aracy. O Modernismo brasileiro e o contexto cultural dos anos vinte. REVISTA USP, São Paulo, n. 94, pp. 9-18, Junho/Julho/Agosto/ 2012.

ESCOREL, Lilian. L’Esprit Nouveau nas estantes de Mário de Andrade. São Paulo: Humanitas /FAPESP, 2011.

FONSECA, Aleilton Santana. A Poesia da Cidade Imagens urbanas em Mário de Andrade. São Paulo, 1997. 311f. Tese (Doutorado em Letras Clássicas e Vernáculas) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

LAFETÁ, João Luiz M. 1930: A Figuração da Intimidade. 1. ed. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora Ltda., 1986.

______. 1930: A Crítica e o Modernismo. São Paulo: Livraria Duas Cidades Ltda., 1974.

______. 1930: A Dimensão da Noite. 1. ed. São Paulo: Editora 34 Ltda., 2004.

______. A representação da cidade de São Paulo em dois momentos da poesia de Mário de Andrade. In: SILVA, Lúcia Neíza Pereira da. Mário Universal Paulista: Algumas Polaridades. São Paulo: s. n., 1997, pp. 85-93.

LANGENBUCH, Juergen Richard: A estruturação da Grande São Paulo. São Paulo, 1968. Tese de Doutorado apresentada a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro da Universidade de Campinas.

MAJOR, José Emílio Neto. A Lira Paulistana de Mário de Andrade: a insuficiência fatal do Outro. São Paulo, 2006.275f. Tese (Doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada) - Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

MARTINS, Wilson. A Ideia Modernista. Rio de Janeiro: Topbooks Editora e Distribuidora de Livros Ltda., 2002.

PETRONE, Pasquale. São Paulo no século XX – In. A cidade de São Paulo: Estudos de geografia urbana. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1958, pp.101-160. v.2.

SEVCENKO, Nicolau. O Orfeu Extático na Metrópole. 5. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

Downloads

Publicado

2017-08-08

Como Citar

Amaral, T. C. (2017). O desabrochar da estética modernista em Mário de Andrade. ENTRE-LUGAR, 8(15), 97–118. https://doi.org/10.30612/el.v8i15.7415

Edição

Seção

Artigos