A leitura da obra de José J. Veiga e a construção de saberes geográficos no ensino fundamental

Autores

  • Alex Tristão de Santana Instituto Federal Goiano
  • Tatielle Esteves de Araújo Tristão Faculdade de Letras, Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.30612/el.v8i15.7299

Palavras-chave:

Prática de leitura. Juventude. Ambiente escolar. Geografia. Literatura.

Resumo

A leitura é uma prática social carregada de sentido espaço-temporal e se modifica de acordo com os novos conteúdos sociais e com as trajetórias socioespaciais dos sujeitos leitores. Numa sociedade marcada pelo discurso do conhecimento, da ciência e da tecnologia, dominar determinados códigos linguísticos e exercitar a leitura associativa e cumulativa tornou-se algo imprescindível. Isso sugere problematizar as práticas de leitura, uma vez que esta habilidade é golpeada por um mundo atravessado pela fragmentação da vida cotidiana, pela força das redes e pela imposição do consumo, sobretudo nos espaços metropolitanos. Estas indicações recomendam que a juventude contemporânea desenvolve novas experiências com universo da leitura e da escrita. Com isso, se propõe interpretar a relação entre Geografia e Literatura, através da análise da leitura geográfica que os alunos do Ensino Fundamental do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicados à Educação, da Universidade Federal do Goiás (CEPAE/UFG), realizaram do conto “A Máquina Extraviada”, de José J. Veiga. A metodologia empregada consistiu na aplicação de atividade de leitura e escrita em sala de aula, com posterior análise dos textos produzidos pelos alunos.

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Biografia do Autor

Alex Tristão de Santana, Instituto Federal Goiano

Doutor em Geografia pelo Instituto de Estudos Socioambientais, da Universidade Federal de Goiás. Professor de Geografia do Instituto Federal Goiano, Campus Tridande.

Tatielle Esteves de Araújo Tristão, Faculdade de Letras, Universidade Federal de Goiás

Membro do Grupo de Estudos Espaço, Sujeito e Existência “Dona Alzira”

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Publicado

2017-08-08

Como Citar

Santana, A. T. de, & Tristão, T. E. de A. (2017). A leitura da obra de José J. Veiga e a construção de saberes geográficos no ensino fundamental. ENTRE-LUGAR, 8(15), 51–65. https://doi.org/10.30612/el.v8i15.7299

Edição

Seção

Artigos