Teoria e conceitos aplicados no estudo do Extremo Sul da Bahia

Autores

  • Sebastião Pinheiro Gonçalves de Cerqueira Neto Instituto Federal da Bahia

Palavras-chave:

Geografia. Conceitos. Região.

Resumo

A íntima relação que a Geografia tem com as ciências humanas e naturais exige um rigor metodológico no sentido de não produzir mais fissuras dentro da própria Geografia, o que poderia cair no velho discurso da tradicional postura dicotômica. O papel do geógrafo se encontra na análise espacial, e esta não deve ser fragmentada nem tampouco apenas ser descritiva. Apesar da diversidade de variáveis inesgotáveis num estudo geográfico, das inter-relações que a Geografia tem com outras ciências, esta tese procurou evitar as armadilhas do ecumenismo, valorizando nas análises, essencialmente, a visão do geógrafo. Este artigo é parte do capítulo sobre métodos e conceitos da tese intitulada Do isolamento regional à globalização: contradições sobre o desenvolvimento do Extremo Sul da Bahia. Nesta tese as duas correntes, ou as duas contribuições, estão presentes. Pois, se de um lado a crítica é o que mais marca o nosso estudo, por outro, no trabalho de campo não há como ignorar a importância do primeiro ato, que é de enxergar e automaticamente começa a elaborar um mapa mental dos elementos naturais da paisagem, das construções, do ambiente como um todo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sebastião Pinheiro Gonçalves de Cerqueira Neto, Instituto Federal da Bahia

Professor de Geografia do Instituto Federal da Bahia Campus Porto Seguro. Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia e Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe.

Downloads

Publicado

2011-12-13

Como Citar

Cerqueira Neto, S. P. G. de. (2011). Teoria e conceitos aplicados no estudo do Extremo Sul da Bahia. ENTRE-LUGAR, 2(4), 95–121. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/article/view/982

Edição

Seção

Artigos