Comércio exterior de Mato Grosso do Sul – fragilidades do processo de integração com o Mercosul

Autores

  • Valdinei Marques Mendonça Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

Comércio exterior. MERCOSUL. Fronteira. Mato Grosso do Sul. Integração Comercial.

Resumo

Este trabalho busca realizar um breve relato acerca do processo de integração do Brasil com o Mercosul. A análise principal aborda o comércio exterior de Mato Grosso do Sul e sua integração comercial com os países formadores do MERCOSUL e Bolívia, país associado ao bloco em fevereiro de 1997. Com a criação do MERCOSUL, em 1991, formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai criavam-se a expectativa de que Mato Grosso do Sul, por estar localizado em espaço de fronteira com Paraguai e, próximo geograficamente da Argentina, possuiria vantagens comparativas que o favoreceriam em trocas comerciais com os referidos países. Partindo desta temática faz parte da análise desta pesquisa o processo de integração envolvendo municípios do estado de Mato Grosso do Sul que realizam integração comercial com os países do MERCOSUL e Bolívia. Objetivamos assim analisar se o fator localização e distancia influencia para uma maior integração econômica e comercial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdinei Marques Mendonça, Universidade Federal da Grande Dourados

Graduação, Especialização e Mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados. Professor, diretor na Escola Estadual Indígena Yvy Poty.

Downloads

Publicado

2015-12-22

Como Citar

Mendonça, V. M. (2015). Comércio exterior de Mato Grosso do Sul – fragilidades do processo de integração com o Mercosul. ENTRE-LUGAR, 6(12), 10–27. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/article/view/914

Edição

Seção

Artigos