Análise descritiva do perfil e satisfação dos visitantes da gruta do Lago Azul (Bonito, MS)

Autores

  • Roseli Fontes Masutti UFSCar
  • Heros Augusto Santos Lobo UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.30612/el.v9i18.8928

Palavras-chave:

Atrativos turísticos. Cavernas turísticas. Grau de satisfação. Espeleoturismo.

Resumo

As cavernas são recursos naturais diferenciados para o uso turístico, em função de suas características físicas e ambientais, embora sejam ambientes relativamente mais frágeis. A gruta do Lago Azul é uma das cavernas mais visitadas formalmente no Brasil, com dezenas de milhares de visitantes anuais. Neste contexto, realizou-se uma pesquisa com visitantes de alta temporada (Páscoa de 2017) para verificar os aspectos que os motivam a visitar a gruta, bem como sua percepção em relação aos serviços prestados e qualidade do ambiente e, por fim, sua satisfação com a atividade realizada. Os resultados demonstram que, à despeito da percepção sobre a interferência estética das infraestruturas de acesso no interior da gruta e aos serviços de alimentação com nota inferior aos demais serviços avaliados, a avaliação geral dos visitantes foi positiva, com elevado grau de satisfação. Conclui-se que os diversos aspectos que incidem sobre o planejamento e gestão de cavernas turísticas devem ser mais bem discutidos, pois embora se levantem problemas acerca da sustentabilidade e da qualidade da paisagem, é preciso considerar o posicionamento dos visitantes sobre a experiência visitada, de modo a auxiliar na gestão do turismo.

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Biografia do Autor

Roseli Fontes Masutti, UFSCar

Bacharelanda em Turismo, bolsista de Iniciação Científica PIBIC/UFSCar.

Heros Augusto Santos Lobo, UFSCar

Professor do Depto. de Geografia, Turismo e Humanidades, área de Turismo.

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Publicado

2018-12-14

Como Citar

Masutti, R. F., & Lobo, H. A. S. (2018). Análise descritiva do perfil e satisfação dos visitantes da gruta do Lago Azul (Bonito, MS). ENTRE-LUGAR, 9(18), 86–105. https://doi.org/10.30612/el.v9i18.8928

Edição

Seção

Artigos