Impactos do turismo de eventos num destino de ecoturismo: renovação da oferta turística no município de Bonito/MS

Autores

  • Maria Cristiane Fernandes da Silva Lunas Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Deivid Matheus Ambrózio Vieira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Camila Pereira Inácio Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Crislaine Vilhalva Torres Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.30612/el.v9i18.8885

Palavras-chave:

Destino Turístico. Bonito-Serra da Bodoquena/MS. Convention & Visitours Bureau. Eventos. Demanda.

Resumo

O Turismo de eventos mostra-se uma importante forma de driblar a sazonalidade turística, característica dos destinos cuja oferta principal é o lazer. No município de Bonito/MS, consolidado como destino de ecoturismo, os eventos vêm se tornando uma importante fonte de oferta turística. Esse trabalho teve o objetivo principal entender o processo de consolidação do município de Bonito/MS como um destino de eventos. Para isso, recorreu-se como método de pesquisa o levantamento bibliográfico, levantamento de dados secundários sobre oferta de demanda e uma pesquisa de campo que culminou na aplicação de entrevista semiestruturada aos dirigentes do Convention Bureau. Como resultados, foi possível perceber que o turismo de eventos no município, encontra-se bem estruturado e consequentemente preparado para crescer dentro das perspectivas e oportunidades externas que geram, no setor de eventos, uma tendência a descentralização, e uma maior procura por destinos como Bonito. Entretanto, identifica-se a necessidade de amadurecimento das pesquisas no sentido de entender se as alterações identificadas na oferta de demanda turística terão o poder de alterar significativamente o uso turístico que hoje acontecesse nesse território.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cristiane Fernandes da Silva Lunas, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Bacharel em Turismo, Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional. Docente do Curso de Graduação em Turismo e Curso de Pós-graduação em Planejamento e Gestão Pública e Privada do Turismo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS EMPRESAS ORGANIZADORAS DE EVENTOS (ABEOC); SERVIÇO DE APOIO A MICRO E PEQUENA EMPRESA (SEBRAE). II Dimensionamento Econômico do Setor de Eventos – 2013. São Paulo: Revista Eventos Eventos Expo Editora, 2014.

BRITTO, J. FONTES, N. Estratégias para eventos: uma ótica do marketing e do turismo. Aleph. 2006.

BONITO CONVENTION & VISITORS BUREAU. Observatório do Turismo e Eventos de Bonito/MS. Anuário Estatístico 2017. Disponível em <https://otbonito.com.br/>. Acesso em Ago 2018.

BRITTO, J. FONTES, N. Estratégias para eventos: uma ótica do marketing e do turismo. Aleph. 2006.

CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO DE BONITO. O sistema Turístico de Bonito/MS. (Material de Divulgação).

COUTINHO, H.P.M. & COUTINHO, H.R.M. Turismo de Eventos como alternativa para resolver o problema da sazonalidade turística. Revista Eletrônica Aboré. 2007.

GRECHI, D.C. O Desenvolvimento turístico sob a ótica da economia institucional: uma análise do caso de Bonito/MS. (Tese de Doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Ciências Econômicas, Programa de Pós-graduação em Economia. Porto Alegre; Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, 2011.

IBGE CIDADES (2018). Disponível em https://cidades.ibge.gov.br/painel/ painel. php?codmun=500220. Acesso em Ago 2018.

INTERNATIONAL CONGRESS AND CONVENTION ASSOCIATION (ICCA). ICCA Country & City Rankings 2016.

MARTINS, L. B.; LUNAS, M. C. F. S.; MARTINS, T. C.; SANTANA, J.C. & SILVA, G. F. S. Equipamentos para Eventos em Bonito/MS e o Papel do Convention Bureau. Applied Tourism, V.2, N.3, Pg.101-114. 2017.

MATO GROSSO DO SUL. Polo Bonito-Serra da Bodoquena. Plano de Marketing. Campo Grande/MS: SEPROTUR; FUNDTUR; PRODETUR NACIONAL, 2014.

MEIRELLES, G.F. Tudo sobre eventos. São Paulo: STS, 1999.

MINISTÉRIO DO TURISMO. Eventos Internacionais do Brasil. Resultados 2003 – 2009 e Desafios para 2020. Brasília, 2010.

__________. Turismo de negócios e eventos: orientações básicas. / Ministério do Turismo, Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico, Coordenação-Geral de Segmentação. 2.ed – Brasília: Ministério do Turismo, 2010.

SEBRAE/MS. Todos Fazendo Bonito: Uma história de desenvolvimento territorial / Arnaldo Leite. Campo Grande/MS, 2015.

Downloads

Publicado

2018-12-14

Como Citar

Lunas, M. C. F. da S., Vieira, D. M. A., Inácio, C. P., & Torres, C. V. (2018). Impactos do turismo de eventos num destino de ecoturismo: renovação da oferta turística no município de Bonito/MS. ENTRE-LUGAR, 9(18), 68–85. https://doi.org/10.30612/el.v9i18.8885

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)