Arenização: transfiguração da paisagem através de imagens
DOI:
https://doi.org/10.30612/el.v9i17.8820Palavras-chave:
Arenização. Areais. Sudoeste do RS.Resumo
Neste artigo, trata-se do processo de arenização no sudoeste do Rio Grande do Sul (RS), construído como uma narrativa, a partir da utilização de fotografias. O objetivo é resgatar processos observados durante os trabalhos de campo e ampliar as informações, neste caso, de forma qualitativa. Resgata questões e hipóteses construídas a partir dos estudos referentes aos areais entre os anos de 1983 e 1987 e das pesquisas posteriores, que permitiram a decifração desse processo há mais de 30 anos. O registro e as descrições sobre esse processo são baseados na fotografia. Constitui um texto de primeira aproximação ao tema, destinada a professores e a estudantes.Downloads
Referências
AB’SABER, A. Espaços Ocupados pela Expansão dos Climas Secos na América do Sul, por ocasião dos Períodos Glaciais Quaternários. Paleoclimas. Nº. 3, São Paulo: Instituto de Geografia, Universidade de São Paulo (USP), 1977a. 19p.
________. Os domínios Morfoclimáticos na América do Sul: primeira aproximação. Geomorfologia, nº 52. São Paulo: Instituto de Geografia, Universidade de São Paulo (USP), 1977b. 23p.
________. Palimpsestos Ecológicos. Scientific American Brasil. São Paulo, ano 6, n. 68, p. 98, jan./2008.
AVÉ-LALLEMANT, R. Viagem pela Província do Rio Grande do Sul (1858). São Paulo: Editora Itatiaia e EDUSP, 1980.
BELLANCA, E. Uma contribuição para a explicação da gênese dos areais do Sudoeste do Rio Grande do Sul. 2002. 88 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2002.
MARESCA, S. O silencio das imagens. In: SAMAIN, Etienne (Org.). Como pensam as imagens. Campinas: Editora UNICAMP, 2012. p. 37-40.
MILDER, S. E.S. Arqueologia do Sudoeste do Rio Grande do Sul: uma perspectiva geoarqueológica. 2000. 174 f. Tese (Doutorado em Arqueologia) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2000.
SCOPEL, I. et al. Neossolos Quartzarênicos Órticos das áreas de areais do sudoeste do Rio Grande do Sul: características físicas e morfológicas. In: SUERTEGARAY, Dirce M.A.; SILVA, Luis A.P.; GUASSELLI, Laurindo A. (orgs.). Arenização: natureza socializada. Porto Alegre: Editora ComPasso lugar–cultura e Imprensa Livre, 2012. p. 503-542.
SILVA, Dakir L. M. Microclima e bioindicadores paleoclimáticos em paisagens com ocorrência de areais em São Francisco de Assis, RS, Brasil. 2009. 152 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), 2009.
SILVA, L.A.P. Narrativas das percepções e conectividades de caminhantes nas paisagens dos areais pampeanos: perspectivas ambientais para geração de ambiências. 2008. 155 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2008.
SUERTEGARAY, D.M.A. A Trajetória da Natureza: um estudo geomorfológico sobre os areais de Quarai-RS. 1988. 243 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 1988.
________. Deserto Grande do Sul: controvérsia. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 1992. p. 71.
________. Deserto Grande do Sul: controvérsia. 2ª ed. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 1998. p. 74.
________. Geografia e Imagem: atividade de campo, paisagem e patrimônio natural. In: JACINTO. R. (Coord.). Transversalidades – Fotografia sem Fronteiras. 1ª ed., vol. 1 Guarda: Centro de Estudos Ibéricos, 2017. p. 26-29.
SUERTEGARAY, D.M.A.; GUASSELLI, L.A.; VERDUM, R. Atlas da Arenização Sudoeste do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Secretaria da Coordenação e Planejamento do Estado do Rio Grande do Sul e Secretaria da Ciência e Tecnologia Governo do Estado do RS, 2001,1ª ed, 2001. p. 84.
SUERTEGARAY, D.M.A.; SILVA, Luis A. P.; GUASSELLI, L.A. (Orgs.). Arenização: natureza socializada. Porto Alegre: Editora ComPasso lugar–cultura e Imprensa Livre, 2012. p. 597.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).