Proposta para otimização da experiência do visitante ao recanto cachoeira da saudade por meio de uma trilha interpretativa

Autores

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Interpretação Ambiental. Atividades ecoturísticas.

Resumo

O atrativo Recanto Cachoeira da Saudade dispõe um ambiente natural singular, o qual apresenta cenários preocupantes de exploração enquanto atividade turística. A cachoeira, enquanto ambiente natural frágil, necessita de medidas que auxiliem na manutenção do atrativo, na tentativa de oferecer uma experiência de maior qualidade ao visitante. Esta pesquisa buscou otimizar a experiência da visitação ao Recanto Cachoeira da Saudade, bem como verificar as condições ambientais do atrativo propondo a implantação de uma trilha ecológica interpretativa no recanto, de maneira que, através da trilha, seja possível ter a observação da fauna e flora e contemplação da paisagem. Para a concretização de tal proposta, além do levantamento bibliográfico, foram realizados trabalhos de campo visando o mapeamento da referida área, procedimento formalizado por meio da coleta de pontos de GPS e registros fotográficos, os quais possibilitaram posteriormente a elaboração dos mapas síntese que fundamentam a proposta da trilha. Espera-se que o estudo realizado possa servir como modelo a ser efetivamente colocado em prática, auxiliando o proprietário do Recanto Cachoeira da Saudade frente às possibilidades de planejamento e gestão da atividade turística em sua propriedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wesley Neto Lima, Universidade do Estado do Mato Grosso

Bacharel em Turismo pela Universidade do Estado do Mato Grosso

Bruno de Souza Lima, Universidade Federal da Grande Dourados

Bacharel em Turismo com ênfase em ambientes naturais pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados; Doutorando em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados.

Referências

ANDRADE, J. V. de. Turismo: Fundamentos e Dimensões. São Paulo: Ática, 1992.

BARRETTO, M. Planejamento e organização em turismo.Ed. Papiros Campinas: 1991.

BARRETTO, M. Manual de iniciação ao estudo do turismo. Papirus Editora, 2003.

BRASIL. Ecoturismo: orientações básicas. 2a. ed. Brasília: Ministério do Turismo, 2010.

FARIA, D. S. CARNEIRO, K. S; Sustentabilidade ecológica no turismo. Brasília: ed. UnB, 2001.

COOPER, C. P. et al. Turismo: princípios e prática. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2007.

CORIOLANO, L. N. M. T. Do local ao global: O Turismo Litorâneo Cearense. Campinas, SP: Papirus, 2007.

EICHENBERG, F.; SILVA, C. Turismo de Natureza: a relação homem/natureza e os seus desdobramentos a partir dessa categoria de turismo. IN: Anjos, F., Angeli, N., & Limberger, P. (Orgs.). Turismo e hospitalidade no Brasil. Itajaí: Editora da UNIVALI, 2013.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo. 2010. Disponível em: http://cod.ibge.gov.br/AM0. Acessado em: 30 de maio de 2017.

LUCHIARI, M. Turismo e patrimônio natural no uso do território. IN: Luchiari, M. &Bruhns, H. (Orgs.). Patrimônio, Natureza e Cultura. Campinas: Editora Papirus, 2007.

LUKACS, J. Uma nova república: história dos Estados Unidos no século XX. Rio de Janeiro; Jorge Zahar Ed., 2006.

MCKERCHER, B. Turismo de natureza: planejamento e sustentabilidade. Contexto, 2002.

MILL, R. C & MORRISON, A. M. The Tourism System:an introductory tex.2ed, Englewood, 1992.

NEIMAN, Z; RABINOVICI. O cerrado como instrumento para educação ambiental em atividades de ecoturismo. In: NEIMAN, Zysman (Org). Meio ambiente, educação ambiental e ecoturismo. São Paulo: Manole, 2002.

OMT. Turismo internacional: uma perspectiva global. 2. ed. São Paulo: Bookman, 2003.

QUEIROZ, Helder L. A reserva de desenvolvimento sustentável Mamirauá. Estudos avançados, v. 19, n. 54, p. 183-203, 2005.

RUSCHMANN, D. Turismo e planejamento sustentável a proteção do meio ambiente. 13.ed. Campinas: Papirus, 2005.

SATO, M. Educação ambiental. São Carlos: Rima, 2004.

SILVA, F. R. de O. Transportes Turísticos na Amazônia: problemas e soluções dos principais pontos de acesso para a região. Aveiro, Portugal; Universidade DEGEI, 2008.

SWARBROOKE, J; HORNER, S. O comportamento do consumidor no turismo. São Paulo: Aleph, 2002.

TORRES, De L. El turismo: fenómeno social. México: Fundo de Cultura Económica, 1992.

TRIGO, L. G. G. Turismo básico. 6. ed. São Paulo: Senac, 2002.

YOUELL, R. Turismo: uma introdução. São Paulo: Contexto: 2002.

Downloads

Publicado

2016-12-03

Como Citar

Lima, W. N., & Lima, B. de S. (2016). Proposta para otimização da experiência do visitante ao recanto cachoeira da saudade por meio de uma trilha interpretativa. ENTRE-LUGAR, 7(14), 85–104. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/article/view/8149

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)