O corpo em circunstância: uma compreensão fenomenológica da nudez nas performances de Regina José Galindo

Autores

  • Stephanie Ares Maldonado
  • Eduardo Marandola Jr. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

DOI:

https://doi.org/10.30612/el.v8i15.7240

Palavras-chave:

Lugar. Arte. Feminino. Geografia Humanista. Maurice Merleau-Ponty.

Resumo

A possibilidade do fazer artístico se dá na relação artista-lugar, mesmo se esta relação for composta por tensões existenciais e conflitos ideológico-culturais. Sem esse corpo posto em circunstancialidade, como poderia a obra de arte existir, ser apresentada e apreciada? Esse aspecto, muito evidente nas performances que Regina José Galindo apresenta nua, mostra que mesmo a arte crítica emana dessa associação essencial entre o corpo senciente-sensível do artista com o mundo que coabita com os corpos associados expectadores de sua obra. Nesse contexto, a base existencial, que circunscreve as experiências criativas e expressivas de Galindo e que pôde ser acessada em nossa mundanidade comum, acabou por resultar neste artigo.

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Publicado

2017-08-08

Como Citar

Maldonado, S. A., & Marandola Jr., E. (2017). O corpo em circunstância: uma compreensão fenomenológica da nudez nas performances de Regina José Galindo. ENTRE-LUGAR, 8(15), 135–149. https://doi.org/10.30612/el.v8i15.7240

Edição

Seção

Artigos