Construções culturais: representações fílmicas do espaço e da identidade

Autores

  • Maria Helena Braga e Vaz da Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Cinema. Espaço. Intertextualidade. Identidade cultural.

Resumo

Esse artigo tem como objetivo tecer alguns comentários sobre filme enquanto meio de representação cultural e algumas teorias que elaboram sobre os conceitos de intertextualidade, construção das percepções do espaço, e identidade cultural. Pretende-se aqui demonstrar através da discussão sobre o filme brasileiro O Homem que Copiava (Jorge Furtado, 2002), como os conceitos elencados acima vêm sendo elaborados através da representação cinematográfica contribuindo para a construção de uma visão subjetiva e coletiva sobre a prática da percepção do espaço e a construção da identidade na pós-modernidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Helena Braga e Vaz da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Estudos de Mídia / Sussex University- UK, professora do Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, pesquisadora do CNPq e Coordenadora do Grupo de Pesquisa Linguagens da Cena: Imagem, Cultura e Representação.

Downloads

Publicado

2010-12-19

Como Citar

Costa, M. H. B. e V. da. (2010). Construções culturais: representações fílmicas do espaço e da identidade. ENTRE-LUGAR, 1(2), 17–32. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/article/view/670

Edição

Seção

Artigos