O cinema e a geografia num percurso de dor: a Via Crucis de Dora em Central do Brasil
Palavras-chave:
Imagem. Cinema. Percurso. Dor. Via Crucis.Resumo
Como forma de melhor focar a questão imagética, tanto em pinturas, fotografias quanto cinematográficas, optou-se aqui trabalhar a partir da forte semelhança formal e de sentido entre as imagens das Pietás cristãs e a cena de Dora ao colo de Josué no filme Central do Brasil. Destas interações e mútuas interpretações, buscou-se descobrir uma possível geografia a partir de outras marcas da presença de uma narrativa bíblica submersa nesta narrativa dramática do cinema. A intenção é apresentar os momentos do filme em que o drama da personagem Dora atualiza e refaz a paixão de Cristo, lembrada na e pelas estações que compõem a Via Crucis. Neste movimento de pesquisa e interpretação, serão levadas em consideração tanto as semelhanças formais das imagens do filme com a narrativa da Via Crucis presente em nossa cultura, bem como as interpenetrações de sentido existentes entre cada estação desta narrativa cristã e os momentos vividos pela personagem em sua viagem – seu percurso – em direção a busca de sentido, de orientação e localização na vida a partir do sertão brasileiro, enquanto local de identidade possível.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-03-18
Como Citar
Oliveira Jr., W. M. de. (2010). O cinema e a geografia num percurso de dor: a Via Crucis de Dora em Central do Brasil. ENTRE-LUGAR, 1(1), 33–48. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/611
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).