O uso de documentários no ensino de Geografia: a experiência na Escola Estadual Vilmar Vieira de Matos – Dourados/MS
Palavras-chave:
Documentários. Ensino de Geografia. Dourados.Resumo
Este artigo é resultado de um curso desenvolvido na disciplina de Geografia voltada às questões regionais, com a turma de terceiro ano noturno, do Ensino Médio, da Escola Estadual Vilmar Vieira de Matos, localizada na cidade de Dourados, em Mato Grosso do Sul. Trabalhar com outras linguagens geográficas (especificamente o audiovisual), permite investigar as visões de mundo dos estudantes sobre as problemáticas existentes na sociedade e seu espaço. Por meio de documentários, no curso foi discutida uma diversidade de assuntos e temas tais como racismo, desigualdades sociais, exploração no trabalho, dentre outros, que, embora cada um com sua particularidade, permitiam diálogos entre si. Esse exercício criou um espaço fecundo de debates e potencializou o conhecimento oriundo das trajetórias dos alunos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-12-22
Como Citar
Parene, R. D., Ferrari, B. R., & Mondardo, M. L. (2015). O uso de documentários no ensino de Geografia: a experiência na Escola Estadual Vilmar Vieira de Matos – Dourados/MS. ENTRE-LUGAR, 6(12), 88–111. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/5981
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).