A difusão do consumo produtivo na economia urbana de Mossoró (RN)

Autores

  • Camila Dutra Santos UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Palavras-chave:

Circuitos espaciais da produção. Consumo produtivo. Economia urbana. Terciário. Mossoró.

Resumo

Três importantes circuitos espaciais da produção atravessam a cidade de Mossoró (RN): a extração de sal, a exploração de petróleo e a produção de frutas tropicais para exportação. A modernização das empresas que compõem esses circuitos resultou em uma maior e mais especializada demanda de consumo produtivo, refletindo-se, consequentemente, na economia urbana mossoroense. Mossoró incorporou um número expressivo de casas comerciais de insumos e empresas prestadoras de serviços que surgiram, ou se incrementaram, visando ao atendimento das novas demandas produtivas. O alargamento das possibilidades contidas no consumo produtivo foi uma das diferentes formas que o capital encontrou para se reproduzir em Mossoró. E, ao mesmo tempo em que o consumo produtivo ficou mais complexo, moderno, diversificado e especializado para atender a renovação das forças produtivas do capital, o papel desta cidade foi reforçado como importante nó da rede urbana do Rio Grande do Norte e da região Nordeste.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Dutra Santos, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Professora no Departamento de Geografia da UECE Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Geografia da UECE Membro do Grupo de Pesquisa Globalização, Agricultura e Urbanização (GLOBAU)

Downloads

Publicado

2013-12-07

Como Citar

Santos, C. D. (2013). A difusão do consumo produtivo na economia urbana de Mossoró (RN). ENTRE-LUGAR, 4(8), 11–33. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/article/view/4302

Edição

Seção

Artigos