Orientação cartográfica: a experiência do percurso

Lígia Maria Brochado de Aguiar

Resumo


O objetivo deste trabalho é apresentar o desenvolvimento e reflexões sobre a Oficina de Orientação Cartográfica, oferecida para alunos do Ensino Fundamental de uma escola de São João del-Rei. Essa Oficina foi desenvolvida por alunos da disciplina Estágio Supervisionado I, do Curso de Geografia, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Além de trabalhar a Orientação segundo os princípios da Cartografia, a Oficina procurou oferecer uma situação de ensino, em que o percurso proposto se constituía em uma experimentação capaz de sensibilizar os alunos de forma não representativa. A ideia era delinear novos caminhos: não apenas aqueles que se revelam em nossos deslocamentos, mas, também, em nossos autodeslocamentos, movimentos.

Palavras-chave


Cartografia. Orientação. Percurso. Experiência. Bússola.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Rosangela Doin; PASSINI, Elza Yasuko. Espaço Geográfico: ensino e representação. São Paulo: Contexto, 2008.

DELEUZE, Gilles. Conversações. São Paulo: 34, 1992.

GALLO, Sílvio. Deleuze e a Filosofia. Aula proferida no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina, 2007. (Parte 1, )

KASTRUP, Virgínia. A invenção de si e do mundo: uma introdução do tempo e do coletivo no estudo da cognição. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

______; TEDESCO, Sílvia; PASSOS, Eduardo. Políticas da Cognição. Porto Alegre: Sulina, 2008.

LINS, Daniel; PELBART, Peter Pál (Orgs.). Nietzsche e Deleuze: bárbaros, civilizados. São Paulo: Annablume, 2004.

MIRANDA, Zandra Coelho de. Impressões em cerâmica: convite ao encontro caótico entre a cerâmica, a gravura e o fogo. 2008. Tese (Doutorado em Artes Visuais) Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

______. Percurso. A paisagem em transformação. Exposição. Curso de Artes Aplicadas. Centro Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei, 2009.

NIETZSCHE, Friedrich. A Gaia Ciência. Prólogo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

POPKEWITZ, Thomas, S. Reforma educacional: uma política sociológica. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

QUEIRÓS, Bartolomeu Campos de. Rosa dos Ventos. São Paulo: Global, 2011.

SANTOS, Milton. O espaço do cidadão. São Paulo: Stúdio Nobel, 2002.

SARAMAGO, José. A Caverna. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.