Na luta pela garantia do direito à educação: reflexões sobre a formação de professores para a educação infantil

Autores

  • Valdete Côco Universidade Federal do Espírito Santo
  • Valéria Menassa Zucolotto Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (Sedu)
  • Renata Rocha Grola Lovatti Secretaria Municipal de Cachoeiro de Itapemirim/ES
  • Kallyne Kafuri Alves Universidade Federal do Espírito Santo
  • Verônica Belfi Roncetti Paulino Faculdade de Educação- USP

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v8i23.9434

Palavras-chave:

Educação Infantil. Formação de professores. Trabalho docente.

Resumo

Integrando a luta pela ampliação do direito à educação, a Educação Infantil (EI) vem ganhando afirmação social, evidenciando demandas por ampliar a oferta e, simultaneamente, qualificar o atendimento. Com isso, destacam-se discussões referentes a sua função pedagógica, abarcando a docência e os processos formativos. Nesse contexto, circunscrevendo as políticas públicas de formação, este artigo decorre de pesquisa desenvolvida a partir da implementação da especialização em docência, acompanhando uma turma de 36 professoras atuantes na EI. Com referenciais teórico-metodológicos bakhtinianos, por meio de abordagem qualitativa exploratória, focaliza as trajetórias de formação com procedimentos de produção de memoriais, de aplicação de questionário e de mobilização de grupo focal. Na atenção às relações dialógicas que constituem as vivências na EI, apresenta três eixos de análises, referentes ao trabalho docente, as motivações para a atuação e as proposições de práticas pedagógicas. Como síntese, assinala a emergência de uma dialogia (intensa e, por vezes, tensa) que, integrando variados interlocutores, insta a discussão sobre a identidade da EI e, consequentemente, sobre a constituição da docência nesse campo, no bojo dos desafios que movem a luta pela garantia do direito à educação.

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Publicado

2018-08-31

Como Citar

CÔCO, V.; ZUCOLOTTO, V. M.; LOVATTI, R. R. G.; ALVES, K. K.; PAULINO, V. B. R. Na luta pela garantia do direito à educação: reflexões sobre a formação de professores para a educação infantil. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 8, n. 23, p. 21–34, 2018. DOI: 10.30612/eduf.v8i23.9434. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/9434. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: DIREITO À EDUCAÇÃO: DA PREVISÃO À CONCRETIZAÇÃO

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