Da escola campeã ao programa Rede Vencer: um olhar sobre suas repercussões na gestão e na organização curricular e pedagógica da educação municipal em Altamira-Pará

Autores

  • Irlanda do Socorro de Oliveira Miléo
  • Antonio Chizzotti

Palavras-chave:

Gestão da Educação, Participação, Política Educacional

Resumo

Tendo  como  recorte  as  discussões  sobre  a  gestão  da  educação  e  sua relação  com  a Escola Campeã,  hoje  denominado Programa Rede Vencer,  este  artigo procura  refletir  sobre  a  gestão  dessa  política  educacional  proposta  para  a  sociedade altamirense,  no  sentido  de  analisar  se  as  estratégias  e  ações  adotadas  pela  SEMEC possibilitaram tanto a melhoria da qualidade do ensino local quanto a participação dos alunos,  dos  professores,  diretores,  pais,  e  a  comunidade  local  no  processo  de  sua implantação e implementação no período de 2001 a 2005 no município de Altamira. O presente  estudo  centrou-se  na  pesquisa  qualitativa  (CHIZZOTTI,  2006)  e  em  alguns princípios  da  análise  do  discurso,  tendo  como  suporte  teórico  autores  como Oliveira (2002,  2004),  Ferreira  (2004),  Paro  (1998,  2001),  Lima  (2001).  Este  trabalho evidenciou o caráter centralizante na forma de gerir a política educacional ao ignorar a comunidade  escolar  e  externa  em  sua  definição  e  implementação,  ainda,  uma  gestão centrada em um modelo racional/burocrático, fundamentada no controle dos resultados de desempenhos, o que favorece a concentração das decisões no âmbito da SEMEC e da própria Prefeitura Municipal e, conseqüentemente, o afastamento e alheamento dos sujeitos escolares e da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARROYO, Miguel G. Experiências de Inovação Educativa: o currículo na

prática escola. In: MOREIRA, Antonio F. B. (org.). Currículo: políticas e

práticas. – 5ª Ed. – Campinas, SP: Papirus, 2002.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 18ª ed.

Atualizada e ampliada. São Paulo: Saraiva, 1998.

_________ Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394,

de 20 de Dezembro de 1996.

BRESSER PEREIRA, Luiz Carlos. Reforma do Estado para a Cidadania: a

Reforma Gerencial na perspectiva internacional. São Paulo: Ed. 34; Brasília: ENAP, 2004.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa Qualitativa em Ciências Humanas e

Sociais. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

FERREIRA, Naura Syria. Gestão Democrática da Educação:

ressignificando conceitos e possibilidades. In: FERREIRA, Naura Syria

Carapeto; AGUIAR, Márcia Ângela da S. (Orgs.). Gestão da Educação:

impasses, perspectivas e compromissos. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2004.

FONSECA, Marília. A Gestão da Educação Básica na ótica da cooperação

internacional: um salto para o futuro ou para o passado. In: VEIGA, Ilma P. A.; FONSECA, Marília (orgs). As dimensões do projeto políticopedagógico: Novos desafios para a escola. 3ª ed., Campinas, SP: Papirus, 2004.

INSTITUTO AYRTON SENNA. Jornal Educação em -Cena. Ano 1,

número 1, outubro de 2005.

LIMA, Licínio C. A Escola como organização educativa: uma abordagem

sociológica. São Paulo: Cortez, 2001.

__________.Organização escolar e democracia radical: Paulo Freire e a

governança democrática da escola pública. São Paulo: Cortez: Instituto

Paulo Freire, 2000.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. Mudanças na Organização e na Gestão do

Trabalho na Escola. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; FELIX ROSAR,

Maria de Fátima. (Orgs.) Política e Gestão da Educação. Belo Horizonte:

Autêntica, 2002.

__________ A Gestão Democrática da Educação no Contexto da Reforma

do Estado. In: FERREIRA, Naura Syria Carapeto; AGUIAR, Márcia

Ângela da S. (Orgs.). Gestão da Educação: impasses, perspectivas e

compromissos. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2004.

OLIVEIRA, João Batista de Araújo e Colaboradores. Programas de

Alfabetização – Se Liga; Programa de Aceleração – Acelera Brasil. Manual

de Operacionalização. São Paulo: Global, 2001.

PARO, Vitor Henrique. Escritos sobre a Educação. São Paulo: Xamã, 2001.

_____________. Gestão democrática da escola pública. 2ª ed. São Paulo: Ática, 1998.

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALTAMIR /SEMEC. Relatório Final do

Município de Altamira – Programa Escola Campeã, 2001 a 2004.

SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. – 3ª

Ed. – Porto Alegre: ArtMede, 2000.

Downloads

Como Citar

MILÉO, I. do S. de O.; CHIZZOTTI, A. Da escola campeã ao programa Rede Vencer: um olhar sobre suas repercussões na gestão e na organização curricular e pedagógica da educação municipal em Altamira-Pará. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 2, n. 5, p. p.63–78, 2012. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/2148. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.