O curso de Magistério Rural e a organização curricular na formação do professor leigo primário no município de Dourados-MT (década de 70 do século XX)

Autores

  • Ana Paula Fernandes da Silva Piacentine Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN)
  • Alessandra Cristina Furtado

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v8i23.9459

Palavras-chave:

História da educação. Magistério Rural. Ensino primário. Formação de professores primários rurais.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a implantação e o funcionamento do curso de Magistério Rural, instalado no município de Dourados,  na década de 1970. Esse recorte justifica-se por sinalizar o período de criação e vigência do curso. Recorre-se a um referencial teórico voltado para a História, Memória, História da Educação, entre outros. Para desenvolver este trabalho, foram utilizados documentos preservados em Arquivos, Museus e Centros de Documentação e entrevistas com professores e alunos. Esse curso configurou-se com uma cultura escolar específica, que permite compreender as particularidades e as experiências realizadas na formação de professores leigos rurais primários do município de Dourados, no sul de Mato Grosso, na década de 1970.

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Publicado

2018-08-31

Como Citar

PIACENTINE, A. P. F. da S.; FURTADO, A. C. O curso de Magistério Rural e a organização curricular na formação do professor leigo primário no município de Dourados-MT (década de 70 do século XX). Educação e Fronteiras, Dourados, v. 8, n. 23, p. 210–227, 2018. DOI: 10.30612/eduf.v8i23.9459. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/9459. Acesso em: 20 abr. 2024.

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