Um olhar sobre as políticas públicas da educação do campo e educação especial à luz da pedagogia histórico-crítica

Autores

  • Jackeline Silva Alves Universidade Estadual de Goiás
  • Arlindo Lins de Melo Júnior Universidade Federal de São Carlos – campus – Sorocaba
  • Kátia Regina Moreno Caiado Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v8i23.9454

Palavras-chave:

Política Educacional. Educação do Campo. Educação Especial

Resumo

Nesse ensaio busca-se tecer um olhar sobre as políticas educacionais orientadas para o atendimento da educação do campo e da educação especial, objetivando identificar e discutir as interfaces encontradas na legislação que trata sobre tais modalidades de ensino. A orientação teórico-metodológica utilizada para tal construção teórica está ancorada no Materialismo Histórico Dialético e nos referenciais pedagógicos da Pedagogia Histórico-Crítica. A partir das observações realizadas junto às Leis, Decretos, Normas e Resoluções que versam sobre a Educação em si, e sobre as modalidades Educação do campo e Educação Especial, constata-se que ocorreram avanços no ordenamento jurídico que disciplina o tema, todavia, muitas ainda são as lacunas existentes sobre a produção do conhecimento no que tange à aplicação prática de tais normas. Os resultados demonstram haver, nas políticas públicas da educação do campo e educação especial, uma interface encontrada que remete ao direito dos estudantes do campo com deficiência de serem escolarizados no lugar onde residem.

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Publicado

2018-08-31

Como Citar

ALVES, J. S.; MELO JÚNIOR, A. L. de; CAIADO, K. R. M. Um olhar sobre as políticas públicas da educação do campo e educação especial à luz da pedagogia histórico-crítica. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 8, n. 23, p. 192–209, 2018. DOI: 10.30612/eduf.v8i23.9454. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/9454. Acesso em: 28 mar. 2024.

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