Educação especial na educação superior: podemos falar em democratização do acesso?

Autores

  • Leonardo Santos Amâncio Cabral Universidade Federal de São Carlos
  • Vivian Santos
  • Enicéia Gonçalves Mendes

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v8i23.9449

Palavras-chave:

Educação Superior. Educação Especial. Microdados.

Resumo

Compreendendo-se a importância que os indicadores e microdados censitários da Educação Superior representam para a avaliação processual e possíveis direcionamentos políticos e práticos, o objetivo do presente estudo foi o de reunir, sistematizar e analisar alguns indicadores, em escala nacional, referentes aos estudantes que compõem o público-alvo da Educação Especial nas Instituições da Educação Superior brasileiras. Trata-se de um estudo documental com análise estatística descritiva, que considerou os indicadores “Dependência Administrativa”, “Tipo de Curso”, “Sexo” e “Critério de elegibilidade para compor o PAEE” cruzados com o número de matrículas nas Unidades Administrativas desse nível de ensino. Após tratamento e análise dos dados, as primeiras aproximações nos trazem as seguintes indagações: o que justifica as discrepâncias entre as sinopses e os microdados do Censo da Educação Superior? Existe uma indução dos dados sobre a democratização do acesso, em detrimento da disponibilização de recursos públicos e privados? Como possíveis correlações entre os microdados poderão contribuir para a condução de políticas e práticas da Educação Superior? Espera-se que o presente artigo contribua com ulteriores estudos correlacionais para fomentar a integração de atividades de planejamento estratégico e avaliação institucional das Instituições da Educação Superior brasileiras.

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Publicado

2018-08-31

Como Citar

CABRAL, L. S. A.; SANTOS, V.; MENDES, E. G. Educação especial na educação superior: podemos falar em democratização do acesso?. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 8, n. 23, p. 111–126, 2018. DOI: 10.30612/eduf.v8i23.9449. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/9449. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: DIREITO À EDUCAÇÃO: DA PREVISÃO À CONCRETIZAÇÃO