O influxo das políticas de avaliação sobre o trabalho docente

Autores

  • Rogéria Moreira Rezende Isobe Universidade Federal de Uberlândia
  • Valéria Moreira Rezende Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Lúcia de Fátima Valente Fundação Educacional do Nordeste Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v8i22.9055

Palavras-chave:

Trabalho docente. Avaliações sistêmicas. Políticas educacionais.

Resumo

O artigo apresenta resultados de investigação que analisa as percepções dos professores sobre as políticas de avaliação sistêmica e a incidência dessas avaliações nos currículos escolares. O estudo qualitativo foi realizado em uma escola estadual da rede pública de Minas Gerais que obteve baixo desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada realizada com docentes que atuam no 5º ano do ensino fundamental. Os resultados corroboram a hipótese sobre os impactos negativos das avaliações sistêmicas no âmbito de uma política de resultados que restringe a autonomia da escola e do professor e submete a organização do currículo aos moldes de uma matriz de referência descontextualizada da realidade da escola.

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Publicado

2018-11-20

Como Citar

ISOBE, R. M. R.; REZENDE, V. M.; VALENTE, L. de F. O influxo das políticas de avaliação sobre o trabalho docente. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 8, n. 22, p. 208–220, 2018. DOI: 10.30612/eduf.v8i22.9055. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/9055. Acesso em: 28 mar. 2024.