Alimentação saudável: abordagem interdisciplinar na educação básica

Autores

  • Mayra de Mello Dresler Maia
  • Patrícia Fernanda de Oliveira Cabral Universidade de São Paulo
  • Salete Linhares Queiroz

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v7i21.7170

Palavras-chave:

Química. Interdisciplinaridade. Argumentação.

Resumo

Diversas pesquisas têm discutido formas de promover atividades interdisciplinares em sala de aula e salientam as dificuldades dos professores na aplicação dessas práticas. Neste trabalho, temos como objetivo relatar uma atividade didática baseada na interdisciplinaridade, integrando química, estudos de caso e argumentação, aplicada a alunos do ensino fundamental I. Investigamos a elaboração de textos argumentativos por parte dos alunos durante uma atividade didática desencadeada a partir da resolução do estudo de caso denominado Paty Palito, relacionado à dieta saudável. Os textos foram analisados segundo o Modelo de Argumentação desenvolvido por Toulmin e os resultados demonstraram o uso dos elementos básicos do argumento pelos alunos, especialmente as justificativas e os backings. Atividades como a abordada neste estudo podem ser positivas perante atitudes tomadas pelo professor, como a promoção da leitura coletiva, o fomento de discussões sobre documentos relacionados ao tema e a correção dos textos produzidos diversas vezes no decorrer da atividade. 

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Biografia do Autor

Patrícia Fernanda de Oliveira Cabral, Universidade de São Paulo

Licenciada em Química pela Universidade Federal de Alfenas, Mestra em Ciências pela Universidade de São Paulo e doutoranda em Ciências pela Universidade de São Paulo.

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Publicado

2018-05-11

Como Citar

MAIA, M. de M. D.; CABRAL, P. F. de O.; QUEIROZ, S. L. Alimentação saudável: abordagem interdisciplinar na educação básica. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 7, n. 21, p. 14–24, 2018. DOI: 10.30612/eduf.v7i21.7170. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/7170. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: PRÁTICAS DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA