Aprendizagem da docência em uma comunidade de prática: o professor dos anos iniciais e o ensino de matemática

Autores

  • Sara Miranda de Lacerda PUC/SP
  • Ana Lúcia Manrique PUC/SP

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v7i19.6995

Resumo

Este artigo apresenta dados de uma pesquisa de doutorado em andamento vinculada a um projeto em rede aprovado no Programa Observatório da Educação e se insere no contexto da aprendizagem para a docência nos anos iniciais de ensino fundamental para o ensino de Matemática. Tem a intenção de descrever e analisar alguns resultados de duas situações que foram planejadas por professores que ensinam Matemática nos anos iniciais e com estudantes de Pedagogia que participam de uma Comunidade de Prática (WENGER, 2006). Essas situações foram elaboradas pelos participantes, propostas nas salas de aula de dois desses professores, filmadas e, posteriormente, expostas para reflexão e análise pelos integrantes do grupo, em duas seções. Neste caso, houve a intenção de observar a aprendizagem da docência pela reflexão da própria prática em confronto com os pares, com inspiração no processo de autoconfrontação simples e cruzada, proposta por Yves Clot (2007). Os participantes da Comunidade de Prática compartilharam experiências e estudos e isso enriqueceu as discussões e as percepções acerca de sua prática pedagógica. Os resultados mostram que esse movimento promove aprendizagem da docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-04-02

Como Citar

LACERDA, S. M. de; MANRIQUE, A. L. Aprendizagem da docência em uma comunidade de prática: o professor dos anos iniciais e o ensino de matemática. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 7, n. 19, p. 94–108, 2017. DOI: 10.30612/eduf.v7i19.6995. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/6995. Acesso em: 28 mar. 2024.