Relações de gênero e livro didático de história: uma abordagem possível?

Autores

  • Jackson James Debona UFMT
  • Renilson Rosa Ribeiro UFMT

Palavras-chave:

Gênero. Livro didático. História.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar o estudo acerca de um exemplar da coleção “História Sociedade & Cidadania”, livro didático de história do Ensino Fundamental – utilizado neste trabalho como fonte – do autor Alfredo Boulos Júnior no que tange a forma pela qual são abordadas as relações de gênero, considerando-se o livro didático como um importante veículo portador de um sistema de valores de uma cultura e instrumento de trabalho significativo para os professores. A metodologia utilizada consiste no exame material da fonte selecionada, abordando duas seções que integram regularmente as unidades de conteúdo, bem como pesquisa bibliográfica utilizando textos que discutem questões diversas com relação ao temário Gênero, Feminismo e História. Ao mapear as fontes, concluiu-se que as questões ligadas à abordagem de gênero foram silenciadas nos textos examinados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Disponível em: http://www.fnde.gov.br Acesso em: 13 jan. 2014.

BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História: Sociedade & Cidadania. Ensino fundamental. 6º ano. São Paulo: FTD. Nova Edição, 2009. (Coleção História: Sociedade & Cidadania).

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Livros didáticos entre textos e imagens. In: O saber histórico na sala de aula. 2. ed. São Paulo: Contexto, 1998, p. 69-90.

______. As “tradições” nacionais” e o ritual das festas cívicas. In: PINSKY, Jaime (org.) O Ensino de história e a criação do fato. 2. ed. São Paulo: Contexto, 1990, p. 43-72.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Guia de Livros didáticos PNLD: Série/Anos Finais do Ensino Fundamental - História. Brasília: SEF/MEC, 2008.

CHOPPIN, Allain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.3, p. 549-566, set./dez. 2004

CHARTIER, Roger. A História Cultural: Entre práticas e representações. Lisboa: DIFEL, 1990.

CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Estudos Avançados. São Paulo, v. 11, n 5, p. 173-191, 1991.

CHERVEL, André, História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação. Porto Alegre, n. 2, p. 177-229, 1990.

FONSECA, Thais Nivia de Lima e. Livro didático de História: lugar de memória e formador de identidades. In: Simpósio Nacional da Associação Nacional de História (20: 1999: Florianópolis) História: Fronteiras. Vol. 01. São Paulo: FFLCH/USP, 1999, p. 203-212.

______. História & ensino de História. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

GASPARELLO, Arlete Medeiros. Construtores de identidade: a pedagogia da nação nos livros didáticos da escola secundária brasileira. São Paulo: Iglu, 2004.

GATTI JÚNIOR, Décio. A escrita da história: livro didático e ensino no Brasil (1970-1990). Bauru: Edusc, Uberlândia: Edufu, 2004.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, Sexualidade e Educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997.

MARTINS, Marcos Lobato. História Regional. In: PINSKY, Carla Bassanezi (org.). Novos temas nas aulas de história. São Paulo: Contexto, 2010, p. 135-152.

MATO GROSSO DO SUL. Referencial Curricular da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino/MS – Ensino Fundamental. Campo Grande: Secretaria de Estado de Mato Grosso do Sul, 2008.

PINSKY, Carla Bassanezi (org.). Novos temas nas aulas de história. São Paulo: Contexto, 2010, p. 135-152.

RAGO, Margareth. Epistemologia Feminista, Gênero e História. In: PEDRO, Joana; GROSSI, Miriam (orgs.). Masculino, Feminino, Plural. Florianópolis: Ed. Mulheres, 1998. p. 21-41.

SOIHET, Rachel; PEDRO, Joana Maria. A emergência da pesquisa da História das Mulheres e das Relações de Gênero. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 27, n. 54, p. 281-300, 2007.

SCOTT, J. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Revista Educação & Realidade. Porto Alegre, v. 2, n. 20, p. 71-99, jul./dez. 1995.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação do profissional. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

VALDEMARIN, Vera Teresa; PINTO, Adriana Aparecida. Das formas de ensinar e conhecer o mundo: lições de coisas e método de ensino intuitivo na imprensa periódica educacional do século XIX. Revista Educação em Questões. Natal, v. 39, n. 25, p. 163-187, set./dez. 2010.

VENSON, Anamaria Marcon. Brasileiras no mercado sexual transnacional. In: FÁVERI, Marlene de; SILVA, Janine Gomes da; PEDRO, Joana Maria. Prostituição em áreas urbanas: história do Tempo Presente. Florianópolis: Ed. UDESC, 2010, p. 243-260.

Downloads

Publicado

2015-09-04

Como Citar

DEBONA, J. J.; RIBEIRO, R. R. Relações de gênero e livro didático de história: uma abordagem possível?. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 4, n. 11, p. 126–143, 2015. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/4368. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua