A formação de professores da educação infantil e a relação com a prática pedagógica no município de Catalão/GO.

Autores

  • Priscilla Andrade Ximenes Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
  • Altina Abadia Silva Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Formação de professores. Educação infantil. Processos formativos.

Resumo

Este trabalho originou-se de uma pesquisa cujo o objetivo foi analisar a formação inicial e continuada de professores da Educação Infantil do sistema municipal de Ensino de Catalão/GO procurando entender como são constituídos os espaços formativos desses professores e quais os impactos dessa formação recebida na sua prática pedagógica. O Referencial Teórico adotado foi a Psicologia Histórico-Cultural, com ênfase no conceito vygotskyano de mediação. Através de observações reuniões de planejamento coletivas de professores na escola e nas reuniões coletivas realizadas pela secretaria de educação do município e pelas entrevistas com um grupo de professores e gestores realizamos a investigação da formação inicial e continuada dos professores oferecida pela rede municipal de ensino. Encontramos indicativos da ineficiência da formação continuada recebida pelas professoras, por se pautar na racionalidade técnica e ainda na imitação de um professor modelo que transmite pares, atividades e concepções de compreensão, impossibilitando que os professores reflitam de maneira crítica e autônoma sobre a sua prática pedagógica. Ademais, constatamos que hoje, em Catalão/GO, muitos professores que atuam na educação infantil, não são pedagogos e possuem licenciaturas nas mais diversas áreas, o que interfere na sua prática pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscilla Andrade Ximenes, Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão

 

 

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão (2015), Especialista em Psicopedagogia(2008), em Educação Infantil (2010) e Alfabetização/Letramento pelas Universidades Integradas de Brasília-DF (2011), Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás. Professora Assistente A da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão; Membro da Anped (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento); ABRAPEE (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional) e professora pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Infância. Já atuou na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de professores, processos de ensino e aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, ensino-aprendizagem, Educação Infantil, Alfabetização e Letramento, Psicologia histórico-social e trabalho docente.

 

 

 

Altina Abadia Silva, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1991), graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás (2011), Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Católica de Goiás (1996), Mestrado em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília (2001) e Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2008). Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Estágio, Formação Docente, Psicologia da Educação e Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: brincar, Infância e formação de professores.

Referências

ARCE, Alessandra. Compre um kit neoliberal para a Educação Infantil e ganhe grátis os dez passos para se tornar um professor-reflexivo. Educação & Sociedade, Campinas, v. 22, n.74, p. 251-283, abr. 2011.

BRASIL. Plano Nacional de Educação/apresentado por Ivan Valente. Rio de Janeiro, DP&A, 2001.

__________. Lei n. 9.394. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: MEC, 1996.

__________. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, Brasil, 1998.

__________. Ministério da Educação e do Desporto Proposta de Diretrizes para a formação inicial de professores da educação básica. Brasília: MEC/SEF. Brasil, 2001.

FARIA, Ana Lucia Goulart. Sons sem palavras e Grafismo sem letras/Linguagens, Leituras e Pedagogia na Educação Infantil. In.: FARIA, A. L.G., MELLO, S. A. O mundo da escrita no universo da pequena infância. Campinas, SP: Autores associados, 2005a.p. 119-142.

FREITAS, Luís C.: Teoria pedagógica: limites e possibilidades. Série Ideias. São Paulo: F.D.E., pp.37-46, 1995.

GONZÁLEZ REY, F. L. Sujeito e subjetividade. Uma aproximação histórico-cultural. Tradução: Raquel Souza Lobo Guzzo. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

KRAMER, Sonia. Por entre as pedras: arma e sonho na escola. São Paulo: Ática, 1988.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo, Cortez Editora,1996.

LUDKE, Menga e ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E.P.U. 1986

MARTINS, L. M. A formação social da personalidade do professor: um enfoque vigotskiano. Campinas: Autores Associados, 2011.

MARTINS, Lígia Márcia O Ensino e o Desenvolvimento da Criança de Zero a Três Anos ARCE, Alessandra (Org.). Ensinando aos pequenos: de zero a três anos. 2. ed. Campinas: Alínea, 2012.

NASCIMENTO, M. E. P. do. Os profissionais da Educação Infantil e a nova Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional In: FARIA, A. L. G. de e PALHARES, M. S. Educação Infantil pós-LDB: rumos e desafios. Florianópolis SC: Autores Associados, 2003.

OLIVEIRA, Z. R. de (Org.). Educação Infantil: muitos olhares. São Paulo: Cortez Editora, 2000.

OSTETTO, L. (Org.). Encontros e encantamentos na Educação Infantil: partilhando experiências de estágios. Campinas, SP: Papirus, 2000.

PIMENTA, S.G. Saberes pedagógicos e atividade docente.Editora Cortez. São Paulo. 2012.

RAUPP, M.D. Concepção de formação das professoras de crianças de 0 a 6 anos em Portugal e no Brasil.Disponível em: http://www.abrapee.psc.br/artigo35.htm. Acesso em: Jan. 2015.

RODRIGUES, Marli de Fátima. Da racionalidade técnica à “nova” epistemologia da prática: a proposta de formação de professores e pedagogos nas políticas oficiais atuais.

Curitiba, 2005. 228 f. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal do Paraná.

SILVA, Altina. A.; XIMENES, Priscilla. A. S. Os fios e as tramas da infância em um município goiano. In: EPECO – ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DO CENTRO-OESTE, GT 7., Goiânia, 2014. Anais... Goiânia: Ed. UFGO, 2014.

SILVA, Janaína C., O que o cotidiano das instituições de educação infantil nos revela? O espontaneísmo X o ensino ARCE, Alessandra (org.). Ensinando aos pequenos: de zero a três anos. 2. ed. Campinas: Alínea, 2012

VEIGA, Ilma Passos A. (Org.) Projeto Político-Pedagógico: uma construção possível. 17. ed.Campinas: Papirus, 2005.

VYGOTSKY, L. S. Historia del desarrollo de las funciones psíquicas superiores.Cuba: Editorial Cientifico Técnica, 1988.

Downloads

Publicado

2016-01-20

Como Citar

XIMENES, P. A.; SILVA, A. A. A formação de professores da educação infantil e a relação com a prática pedagógica no município de Catalão/GO. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 4, n. 12, p. 8–23, 2016. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/4323. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.