Sistema De Seleção Unificada (SISU): refletindo sobre o processo de seleção

Autores

  • Jackeline Nascimento Noronha da Luz Universidade Federal de Mato Grosso
  • Tereza Christina Mertens Aguiar Veloso Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

Educação Superior. Processo de seleção. SiSU.

Resumo

O presente texto traz uma análise sobre o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), com especial atenção para suas fases que compreendem sua implantação e os aperfeiçoamentos que ocorreram durante esse processo. Metodologicamente, utilizamos pesquisa bibliográfica e documental para constituir este estudo. Apresentamos primeiramente a proposta deste novo modelo de seleção, o SiSU, posteriormente como se desenvolveu sua dinâmica, expondo suas modificações e aperfeiçoamentos. A lógica instituída em volta desse Sistema de Seleção exprime uma corrente ideológica que se perpetua na sociedade capitalista, o qual cria uma realidade para o cidadão de igualdade, obscurecendo a disputa e a competição subjacente ao modelo. Conclusivamente, o estudo sobre o SiSU evidencia uma dinâmica de seleção, que se consolidaria nas universidades brasileiras com um novo nome e com o discurso de democratização, mas que não evidencia uma ruptura com a lógica de seletividade social, bem como com sua característica meritocrática de seleção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARRUDA, Júlio Érico Alves de; et.al. Mérito: quem tem? In: SILVA, Jailson de Souza e; BARBOSA, Jorge Luiz; SOUSA, Ana Inês. Rio de Janeiro: UFRJ, Pró-Reitoria de Extensão, 2006. p. 70-82.

BRASIL. MEC. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf Acesso em: 17 mar. 2010.

______. Portaria Normativa nº 2, de 26 de janeiro de 2010. Institui e regulamenta o Sistema de Seleção Unificada. Disponível em: http://sisu.mec.gov.br/#/legislacao.html Acesso em: 10 mar. 2010

______. Edital nº 1, de 26 de janeiro de 2010: Processo Seletivo do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

______. Edital nº 6, de 8 de junho de 2010: Processo Seletivo do Sistema de Seleção Unificada – SiSU.

______. Edital nº 2, de 17 de janeiro de 2011 – Processo Seletivo do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

______. Edital nº 7, de 8 de junho de 2011 – Processo Seletivo do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

______. Edital nº 14, de 21 de dezembro de 2011 – Processo Seletivo do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

______. Edital nº 7, de 8 de junho de 2012 – Processo Seletivo do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

LEHER, Roberto. O que é comodificado é mercadoria. Disponível em

http://www.mepr.org.br/noticias/educacao/290-enem-o-que-e-comodificado-emercadoria.html. Acesso em: 20 dez. 2009.

OLIVEIRA, João Ferreira de. et al. Democratização do acesso e inclusão na educação superior. In: BITTAR, Mariluce; OLIVEIRA, João Ferreira de; MOROSINI, Marilia. (Orgs.). Educação Superior no Brasil: 10 anos pós-LDB. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2008. p. 71-88.

ROUSSEFF, Dilma. Presidência da República. Imprensa. Discursos. A construção do futuro passa pela ampliação das oportunidades, diz presidenta na posse de novos ministros. 24 de janeiro de 2012. Disponível em: http://blog.planalto.gov.br/index.php?s=Novo+ENEM&btn_sub.x=0&btn_sub.y=0 Acesso em: 29 maio 2012.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. A educação em tempos de neoliberalismo. Porto Alegre: Artmed, 2003.

Downloads

Publicado

2014-10-22

Como Citar

DA LUZ, J. N. N.; VELOSO, T. C. M. A. Sistema De Seleção Unificada (SISU): refletindo sobre o processo de seleção. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 4, n. 10, p. 68–83, 2014. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/3649. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ POLÍTICA, GESTÃO E FORMAÇÃO DOCENTE

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)