Políticas públicas de formação docente: reflexões sobre a formação do professor de direito

Autores

  • Joaquim Carlos Klein de Alencar Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Maria José de Jesus Alves Cordeiro Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Políticas Públicas. Formação. Professor. Direito.

Resumo

A atividade de professor pressupõe conhecimentos e práticas próprias, saberes didáticos e pedagógicos mínimos e necessários para fundamentar as ações docentes. A formação reflete-se naturalmente na prática de ensino, na forma de atuar em sala de aula, no uso dos instrumentos de avaliação, enfim em todo o processo do ensino e da aprendizagem. A legislação vigente é expressa no sentido de que a formação dos professores do ensino superior deve dar-se, prioritariamente, por meio de cursos de mestrado e doutorado. No entanto, conforme pesquisas realizadas no Brasil, relativas aos cursos de direito, atesta-se a quase ausência da formação para a docência tendo em vista que os cursos de pós-graduação stricto sensu são providos precariamente e em alguns casos até desprovidos da formação pedagógica. Nesse sentido, esse ensaio, a partir de minha experiência, busca compreender, por meio de pesquisa bibliográfica, as características da prática didático-pedagógica do professor em ensino jurídico, decorrente da ausência de formação para a docência, bem como, a falta de políticas públicas com essa finalidade.

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Referências

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Publicado

2014-10-22

Como Citar

DE ALENCAR, J. C. K.; CORDEIRO, M. J. de J. A. Políticas públicas de formação docente: reflexões sobre a formação do professor de direito. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 4, n. 10, p. 26–38, 2014. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/3646. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ POLÍTICA, GESTÃO E FORMAÇÃO DOCENTE

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