v. 8 n. 22 (2018): Dossiê inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica no ensino superior

					Visualizar v. 8 n. 22 (2018): Dossiê inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica no ensino superior
Publicado: 2018-11-20

Apresentação

  • Apresentação

    Alessandra Cristina Furtado
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v8i22.9031

Editorial

  • Editorial

    Mirlene Ferreira Macedo Damázio, Mylene Cristina Santiago
    3-5
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v8i22.9035

DOSSIÊ: INCLUSÃO, INTERCULTURALIDADE E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR

  • O processo de construção do OIIIIPe: questões teóricas e metodológicas

    Mônica Pereira dos Santos, Mayara Carvalho de Oliveira, Raquel Batalha de Oliveira
    06-17
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v8i22.9039
  • Inovação pedagógica na universidade

    Adriana Campani, Rejane Maria Gomes da Silva, Paulina Maria Mendes Parente
    18-34
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v8i22.9041
  • Grupo de pesquisa “Formar”: inovação ou reinvenção de saberes?

    Mônica Vasconcellos, Mylene Santiago
    35-46
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v8i22.9043
  • Tendências das pesquisas sobre inclusão na Educação Superior: contribuições da teoria histórico-cultural

    Alexandra Ayach Anache, Rosely dos Santos Madruga
    47-61
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v8i22.9044
  • Indígenas nas escolas de educação básica da Cidade do México

    Nicanor Rebolledo
    62-71
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v8i22.9045
  • Políticas educacionais e educação intercultural: implicações sobre os currículos escolares e construção de identidades descolonizadas

    Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva, Sonia Regina de Souza Fernandes, Sadi José Rodrigues da Silva
    72-88
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v8i22.9706
  • Formação de professores e inclusão educacional na Universidade Católica de Maule

    Juan Cornejo Espejo
    89-114
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v8i22.9047
  • O Ensino Superior perante as demandas da educação inclusiva: o que pensam os gestores da Universidade Federal de Ouro Preto

    Marco Antônio Melo Franco, Marcilene Magalhães da Silva, Carla Mercês da Rocha Jatobá Ferreira
    115-130
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v8i22.9048
  • Educação especial na perspectiva inclusiva e o serviço do atendimento educacional especializado: da escola à universidade

    Mirlene Ferreira Macedo Damázio
    131-146
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v8i22.9049
  • Acessibilidade e permanência no Ensino Superior: uma análise sobre inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica na UERJ e na UFRJ

    Maicon Salvino Nunes de Almeida, Fernanda Iglesias Webering, Valeria de Oliveira Silva, Mayara Carvalho de Oliveira
    147-159
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v8i22.9050
  • A diversidade cultural na formação e atuação de professores

    Vera Lúcia Messias Fialho Capellini, Janaina de Oliveira Macena
    160-176
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v8i22.9051
  • Música e ecologia acústica na formação de professores: cultura auditiva significativa e educação

    Paula Maria Aristides de Oliveira Molinari, Marisa Trench de Oliveira Fonterrada
    177-184
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v8i22.9052
  • Psicologia e Letras Libras: um encontro na busca por uma educação inclusiva no Ensino Superior

    Denise Mesquita de Melo Almeida, Janete de Melo Nantes
    185-195
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v8i22.9053

Artigos Demanda Contínua

  • Rememorar para preservar: contação de histórias como instrumento da educação patrimonial

    Ana Karoliny Teixeira da Costa, Leoné Astride Barzotto
    196-207
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v8i22.9054
  • O influxo das políticas de avaliação sobre o trabalho docente

    Rogéria Moreira Rezende Isobe, Valéria Moreira Rezende, Lúcia de Fátima Valente
    208-220
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v8i22.9055
  • Procedimentos metodológicos para se eleger categorias de análise baseadas em referências teórico-conceituais

    Bryann Breches, Vanda Mendes Ribeiro, Claudia Lemos Vóvio, Célia Maria Haas
    221-235
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v8i22.9056

Resenhas

  • Formação docente: algumas considerações sobre as políticas e as Faculdades de Educação

    Rafael Nunes Rosa, Renato Amorim
    236-240
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v8i22.9057