Políticas educacionais e educação intercultural: implicações sobre os currículos escolares e construção de identidades descolonizadas

Autores

  • Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense – Campus Camboriú
  • Sonia Regina de Souza Fernandes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense – Campus Camboriú
  • Sadi José Rodrigues da Silva Rede Estadual de Educação de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v8i22.9706

Palavras-chave:

Políticas educacionais. Educação intercultural. Identidades descolonizadas.

Resumo

A observação de uma crescente sensibilização quanto à necessidade de realizarmos práticas pedagógicas interculturais para uma educação mais inclusiva com relação aos grupos historicamente subalternizados motivou-nos a reflexão neste artigo. Nos textos das políticas educacionais, especialmente aqueles produzidos a partir de discussões ocorridas na segunda metade da primeira década e primeira metade da segunda década dos anos 2000, verificamos avanços das perspectivas interculturais e inclusivas. É nesse contexto que se situa este trabalho. Seu objetivo é, a partir da análise das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (Resolução CNE/CEB n.º 4/2010), Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (Resolução CNE/CEB n.º 2/2012) e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (Resolução CNE/CEB n.º 6/2012), refletir sobre a potencialidade de essas legislações subsidiarem a elaboração de currículos e o desenvolvimento de práticas interculturais e inclusivas. Espera-se, ainda, que esses documentos impactem a construção de identidades descolonizadas, tanto de professores quanto de estudantes, de forma a contribuir para uma formação emancipatória dos sujeitos do processo educativo.

 

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Publicado

2018-11-20

Como Citar

SILVA, F. L. G. R. da; FERNANDES, S. R. de S.; SILVA, S. J. R. da. Políticas educacionais e educação intercultural: implicações sobre os currículos escolares e construção de identidades descolonizadas. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 8, n. 22, p. 72–88, 2018. DOI: 10.30612/eduf.v8i22.9706. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/9706. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: INCLUSÃO, INTERCULTURALIDADE E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR