Educação especial na perspectiva inclusiva e o serviço do atendimento educacional especializado: da escola à universidade

Mirlene Ferreira Macedo Damázio

Resumo


Este texto objetiva dialogar sobre a educação especial em uma perspectiva inclusiva com enfoque na metodologia do serviço do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na escola e na universidade. Abordamos a legalidade desse serviço enfatizando a Política atual de Educação Especial em uma perspectiva inclusiva. Detalhamos o projeto e sua metodologia de pesquisa, bem como demarcamos o referencial teórico sobre o ser humano e seu desenvolvimento. Exemplificamos o serviço do AEE, destacando doze ações importantes que podem e devem ser aplicadas pelo professor especialista que atua no AEE, quando em atuação nesse serviço em uma escola e/ou universidade. Esclarecemos aspectos essenciais e norteadores da metodologia desse serviço, levando ao aperfeiçoamento do trabalho.


Palavras-chave


Educação Especial. Inclusão. Atendimento Educacional Especializado. Metodologia.

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DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v8i22.9049

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