Tendências das pesquisas sobre inclusão na Educação Superior: contribuições da teoria histórico-cultural

Autores

  • Alexandra Ayach Anache UFMS
  • Rosely dos Santos Madruga UFMS

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v8i22.9044

Palavras-chave:

Estudante com deficiência, Inclusão educacional, Educação Superior, Teoria Histórico-Cultural.

Resumo

A inclusão na Educação Superior é um dos frutos da luta de pessoas marginalmente excluídas do processo educacional, especialmente considerando-se esse nível de ensino. Esse movimento resulta de anos de luta contra a discriminação do rótulo de incapacidade ante a sociedade segregadora e excludente. Este artigo se propõe a apresentar as contribuições das produções acadêmicas sobre a concepção de inclusão na Educação Superior. A metodologia de pesquisa é uma revisão sistemática da literatura, alicerçada na pesquisa bibliográfica integrativa. Os loci pesquisados foram os portais do Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Aplicamos o seguinte comando de busca: “teoria histórico-cultural” AND “educação superior” AND “inclusão” OR “deficiência”. O recorte temporal foram os anos 2007 – 2017. Os resultados, analisados com base na perspectiva histórico-cultural, indicam que a inclusão na Educação Superior é um desafio por ser um fenômeno recente no campo educacional e exige pesquisas e mudanças no âmbito da infraestrutura, do currículo, do sistema informativo e na formação do corpo docente e dos profissionais que atuam com os estudantes com deficiência.

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Publicado

2018-11-20

Como Citar

ANACHE, A. A.; MADRUGA, R. dos S. Tendências das pesquisas sobre inclusão na Educação Superior: contribuições da teoria histórico-cultural. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 8, n. 22, p. 47–61, 2018. DOI: 10.30612/eduf.v8i22.9044. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/9044. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: INCLUSÃO, INTERCULTURALIDADE E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR