Constituição de um grupo colaborativo em educação Matemática com professoras em início de carreira

Autores

  • Klinger Teodoro Ciríaco Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Câmpus de Naviraí)
  • Maria Raquel Miotto Morelatti UNESP (Câmpus Presidente Prudente)
  • João Pedro da Ponte Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v7i21.8076

Palavras-chave:

Grupo colaborativo. Professoras Iniciantes. Ensino de Matemática.

Resumo

Analisamos contribuições da constituição de um grupo de trabalho colaborativo, com professoras em início de carreira, a partir das interações entre as integrantes no sentido da superação das suas dificuldades em aulas de Matemática. Para este fim, adotamos uma metodologia de trabalho estruturada na pesquisa-ação estratégica, com o objetivo de auxiliar as docentes em problemas experienciados durante o processo do aprender a ensinar nos primeiros anos de profissão. Os dados coligidos e referenciados neste artigo visam apresentar percepções sobre o movimento percorrido pelo grupo e as implicações destas ações na prática pedagógica. Concluímos que o espaço coletivo possibilitado pelo compartilhamento das experiências profissionais pode ser a base para a implementação de iniciativas de apoio à inserção profissional no período de indução.

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Publicado

2018-05-08

Como Citar

CIRÍACO, K. T.; MORELATTI, M. R. M.; PONTE, J. P. da. Constituição de um grupo colaborativo em educação Matemática com professoras em início de carreira. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 7, n. 21, p. 97–112, 2018. DOI: 10.30612/eduf.v7i21.8076. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/8076. Acesso em: 28 mar. 2024.