Vídeos e animações no ensino de química: problematizando o surgimento e expansão do setor sucroalcooleiro na região de Dourados-MS

Autores

  • Marlon Gonçalves Gauna
  • Ademir de Souza Pereira Universidade Federal da Grande Dourados
  • Maria Celina Piazza Recena Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v7i21.8058

Palavras-chave:

Vídeos. Animação. Cana-de-Açúcar. Destilação.

Resumo

O artigo discute o uso de vídeos e animações, nas aulas de Química, em uma escola pública, com enfoque no surgimento das usinas sucroalcooleiras no sul de Mato Grosso do Sul e nos processos industriais para produção de açúcar e álcool. Foram selecionados e exibidos vídeos e uma animação que tratavam do tema sobre diferentes perspectivas, incluindo o impacto ambiental e social na cidade de Dourados-MS com o surgimento das plantações de cana-de-açúcar como o documentário “A sombra de um delírio verde”, o processo de produção do açúcar e álcool nas usinas e o uso do etanol no cotidiano. O principal objetivo das exibições foi incentivar os alunos na formação de opinião sobre o surgimento e expansão do setor sucroalcooleiro na região e a formação de conhecimentos, sobretudo químicos em relação ao processamento da cana-de-açúcar. Considera-se que o uso dos vídeos e da animação incentivou a participação e reflexão dos alunos durante as atividades e que também estimulou o aprendizado de conceitos químicos presentes nas etapas industriais do setor sucroalcooleiro como a destilação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARROIO, A., & GIORDAN, M. O vídeo Educativo: Aspectos da Organização do Ensino, Química Nova na Escola. n. 24, p. 8 – 11, 2006.

BIZELLI, M., FISCARELLI, S., OLIVEIRA, L. Conteúdos Digitais para o Ensino de Cálculo: Aceitação, Demandas e Expectativas dos Alunos. In: IX ENCONTRO IBEROAMERICANDO DE EDUCAÇÃO, 4, 2009. Araraquara: Unesp. Anais do IV EIDE. Araraquara, 2009.

FERRÉS, J. Vídeo e Educação. 2. ed. Trad. J. A. Llorens. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GIORDAN, M. O papel da experimentação no ensino de ciências. Química Nova na Escola. São Paulo, n. 10, p.43-49, 1999.

SILVA, J.L.; SILVA, D.A.; MARTINI, C.; DOMINGOS, D.C.A.; LEAL, P.G.; BENEDETTI FILHO, E.; FIORUCCI, A.R. (2012) A Utilização de Vídeos Didáticos nas Aulas de Química do Ensino Médio para Abordagem Histórica e Contextualizada do Tema Vidros. Química Nova na Escola, v. 34 (04), p. 189 - 200.

Downloads

Publicado

2018-05-07

Como Citar

GAUNA, M. G.; PEREIRA, A. de S.; RECENA, M. C. P. Vídeos e animações no ensino de química: problematizando o surgimento e expansão do setor sucroalcooleiro na região de Dourados-MS. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 7, n. 21, p. 49–58, 2018. DOI: 10.30612/eduf.v7i21.8058. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/8058. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: PRÁTICAS DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA