A leitura e a (re) escrita da história dos cientistas pelos estudantes do ensino médio

Autores

  • Renan Vilela Bertolin
  • Andreia Francisco Afonso Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v7i21.8055

Palavras-chave:

Escrita criativa. Realidades sociais. Ensino de Química.

Resumo

Os exercícios de leitura e escrita são indispensáveis à formação humana, uma vez que por meio deles somos capazes de nos expressar e dialogar. Logo, é importante e necessário o desenvolvimento de práticas de leitura e escrita em aulas de ensino médio de todas as disciplinas. Nesse contexto, esse trabalho apresenta uma intervenção didática nessa perspectiva, a de produção de diários de cientistas, por meio do exercício da escrita criativa em turmas do segundo ano do ensino médio em aulas de Química. Por meio do estudo dos diários através da Análise de Conteúdo, foi possível verificar possíveis aproximações com as realidades vivenciadas pelos estudantes, uma vez que foram transferidas para os cientistas ações, medos e vivências características tanto da idade como do contexto social.

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Publicado

2018-05-07

Como Citar

BERTOLIN, R. V.; AFONSO, A. F. A leitura e a (re) escrita da história dos cientistas pelos estudantes do ensino médio. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 7, n. 21, p. 35–48, 2018. DOI: 10.30612/eduf.v7i21.8055. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/8055. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: PRÁTICAS DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA