Saberes docentes: o que revelam os trabalhos publicados nos Anais da ANPED entre 2002-2013?

Autores

  • Nayenne Helsan Santos NUFOPE – REJ/UFG
  • Camila Alberto Vicente de Oliveira NUFOPE – REJ/UFG

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v7i20.7440

Resumo

A temática formação de professores tem sido fortemente debatida em pesquisas, diversas publicações e eventos no país e em outros países dada a centralidade do docente nos processos de organização escolar e nos processos de mudança. Depreende-se que seu processo formativo está intimamente ligado ao seu fazer e as formas pelas quais se envolve politicamente com seu trabalho. Nesse estudo, buscamos refletir sobre o professor e o trabalho docente a partir do conceito de saberes docentes. Para tanto, debruçamo-nos sobre a seguinte problemática: como a temática saberes docentes tem sido abordada nas pesquisas publicadas nos Anais da ANPED entre 2002 e 2013? O objetivo geral da pesquisa foi identificar as pesquisas sobre a temática nos referidos Anais e, especificamente, levantar a origem dos autores e os principais objetivos, metodologias e resultados apresentados nas respectivas publicações. De um montante de 198 trabalhos publicados no período no Grupo de Trabalho 4 – Didática no período em destaque, apenas 11 versavam sobre o tema Saberes docentes. Como resultados principais podemos destacar que, desses onze estudos publicados e analisados, as publicações são oriundas prioritariamente de instituições públicas do Sul e do Sudeste do país, a maioria apoia-se no conceito de saberes apresentado por Tardif, destacam, também, a relevância da experiência profissional na construção dos saberes docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-08-30

Como Citar

SANTOS, N. H.; OLIVEIRA, C. A. V. de. Saberes docentes: o que revelam os trabalhos publicados nos Anais da ANPED entre 2002-2013?. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 7, n. 20, p. 187–202, 2017. DOI: 10.30612/eduf.v7i20.7440. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/7440. Acesso em: 25 abr. 2024.